Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.contributor.authorMattos, Alice Daiane Rocha de-
dc.creatorMattos, Alice Daiane Rocha de-
dc.date.accessioned2018-02-22T14:41:53Z-
dc.date.available2018-02-22T14:41:53Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.date.submitted2017-10-09-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25352-
dc.description.abstractAlcançar os objetivos sociais de equidade e eficiência é um desafio para qualquer sociedade. Para parte da literatura econômica há um trade-off entre esses dois objetivos, onde não há para alcançar mais de um sem que seja sacrificado um tanto do outro, em contrapartida há autores que argumentam que maior igualdade de oportunidade ou equidade traz resultados positivos tanto para os indivíduos como para a sociedade. Essa discussão também está presente na área de educação e lida com a questão de que políticas que visam aumentar a igualdade de oportunidades podem prejudicar a excelência educacional das instituições. Dentre essas políticas estão às políticas de ações afirmativas para o ensino superior que visam a promoção da equidade, a exemplo a política de cotas. Essa dissertação teve como objetivo analisar se a implementação da política de cotas na UFBA impactou na eficiência da Instituição. Para isso foi utilizado o método econométrico de estimação de dados em painel por efeitos fixos e aleatórios. Os resultados encontrados mostraram que o sistema de cotas na UFBA influenciou positivamente na eficiência da universidade, o que levou a refutar, neste caso, a existência do trade-off entre equidade e eficiência.pt_BR
dc.description.abstractAchieving social goals of equity and efficiency is a challenge for any society. For part of the economic literature there is a trade-off between these two objectives, where there is no more to achieve one without sacrificing some of the other, in contrast there are authors who argue that greater equality of opportunity or equity brings positive results both for individuals as to society. This discussion is also present in the area of education and deals with the issue that policies aimed at increasing equal opportunities may undermine the educational excellence of institutions. Among these policies are affirmative action policies for higher education that aim to promote equity, such as quota policy. The purpose of this dissertation was to analyze whether the implementation of the quota policy at UFBA impacted the Institution's efficiency. For this, we used the econometric method of estimation of panel data by fixed and random effects. The results showed that the quota system at UFBA positively influenced the university's efficiency, which led to the refutation, in this case, of the trade-off between equity and efficiency.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Ingressopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahia - Cotaspt_BR
dc.subjectProgramas de ação afirmativa na educaçãopt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.titleEquidade e eficiência no ensino superior: uma análise da política de cotas na UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, André Luís Mota dos-
dc.contributor.refereesMusial, Gilvanice Barbosa da Silva-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programMestrado em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia da educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGECO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALICE DAIANE ROCHA DE MATTOS.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.