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dc.contributor.authorQuintella, Rogério Hermida-
dc.contributor.authorCosta, Márcio Andrade-
dc.creatorQuintella, Rogério Hermida-
dc.creatorCosta, Márcio Andrade-
dc.date.accessioned2011-09-05T14:07:14Z-
dc.date.available2011-09-05T14:07:14Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn0034-7612-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2531-
dc.descriptionP. 123-150,JAN./FEV.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa como a regulação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), implementada pela Anatel em 2001, alterou a estrutura do mercado e as estratégias das operadoras do setor de telefonia móvel no Brasil, entre 2002 e 2007. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso múltiplo acerca das maiores operadoras do setor: Vivo, Tim, Claro e Oi. Diante da análise setorial e da influência de fatores externos sobre a estrutura do mercado, adotou-se o referencial teórico clássico de estratégia competitiva a fim de se entender as estratégias das operadoras. Adotou-se também um referencial mais específico do setor de telecomunicações, com destaque para trabalhos que discutem a convergência entre as telefonias fixa e móvel. Entre as conclusões do trabalho estão os efeitos de caráter deliberado das mudanças na regulação sobre as estratégias empresariais do setor, entre elas a adoção generalizada de estratégias de custo até o lançamento de serviços inovadores no mercado nacional, caracterizados pela integração entre as operadoras de telefonias fixa e móvel, promovendo estratégias de diferenciação, claramente representadas pela formação de dois grupos estratégicos: um com serviços convergentes do tipo bundle e relações de quase integração vertical entre operadoras fixas e móveis e outro com serviços convergentes entre operações de telefonia fixa e móvel verticalmente integradas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRegulação do SMP,pt_BR
dc.subjectEstratégia competitiva.pt_BR
dc.subjectPMS regulation,pt_BR
dc.subjectCompetitive strategy.pt_BR
dc.titleO setor de telefonia móvel do Brasil após o SMP: as estratégias das operadoras e a convergência fixa-móvelpt_BR
dc.title.alternativeRevista de Administração Públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 43, n. 1.pt_BR
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