Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25292
Tipo: Dissertação
Título: IXODOFAUNA EM FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DA BAHIA: RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO E DETECÇÃO MOLECULAR DE PATÓGENOS ASSOCIADOS
Autor(es): Silva, Aretha Alves Borges Da
Autor(es): Silva, Aretha Alves Borges Da
Abstract: Carrapatos possuem uma ampla distribuição geográfica, sendo adaptados a diferentes tipos de biomas, dentre eles a Mata Atlântica. Diante da escassez de dados na literatura acerca de carrapatos que parasitam animais silvestres no estado da Bahia, o presente trabalho teve como objetivo descrever a relação entre carrapatos e os animais silvestres infestados, em municípios do estado da Bahia e detectar por metodologia molecular os patógenos presentes nos tecidos dos carrapatos obtidos. Um total de 241 carrapatos foi coletado por busca passiva ou ativa em animais silvestres procedentes de sete municípios do estado da Bahia. Os carrapatos foram classificados segundo chaves dicotômicas seguindo suas características morfológicas, sendo identificadas seis espécies, A. dissimile, A. nodosum, A. rotundatum, A. varium, Ixodes loricatus e Rhipicephalus sanguineus. Houve a detecção inédita do parasitismo por A. rotundatum no cágado-do-nordeste, Mesoclemmys tuberculata. Após dissecação, glândulas salivares e intestinos dos carrapatos foram analisados por PCR para investigação da presença de Rickettsia spp., Ehlichia spp., Babesia spp., Hepatozoon spp e de membros da família Anaplasmataceae. De 36 amostras analisadas, 03 (7.9%) foram positivas para Rickettsia spp., 07 (18,4%) para a família Anaplasmataceae e 06 (15,8%) para o gênero Hepatozoon. Pela primeira vez houve detecção de DNA de membros da família Anaplasmataceae em A. varium. Para os gêneros Ehrlichia e Babesia todas as amostras de tecido foram negativas. O presente trabalho demonstrou que répteis, anfíbios e mamíferos da mata Atlântica do estado da Bahia estão sendo submetidos a parasitismo por variadas espécies de carrapatos, e que estes ixodídeos estão albergando patógenos de importância zoonótica.
Palavras-chave: Animais silvestres
Ixodídeos
Zoonoses
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Biotecnologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25292
Data do documento: 5-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBiotec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_ Aretha Alves Borges da Silva.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.