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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBertissolo, Guilherme-
dc.contributor.authorMoraes, Tharcísio Vaz-
dc.creatorMoraes, Tharcísio Vaz-
dc.date.accessioned2018-02-01T14:23:49Z-
dc.date.available2018-02-01T14:23:49Z-
dc.date.issued2018-02-01-
dc.date.submitted2017-09-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25277-
dc.description.abstractA presente dissertação busca discutir e exemplificar os processos composicionais aplicados no Audio Game Breu, jogo eletrônico do gênero suspense/terror, constituído exclusivamente de recursos sonoros. Dentre dezenas de jogos eletrônicos do formato Audio Game analisados, foi constatado que a maioria não utiliza o recurso narrativo e da composição musical, além de utilizarem somente locuções interfaciais e efeitos sonoros como forma de fornecer feedbacks ao jogador, impactando negativamente em sua experiência imersiva. No caso do Audio Game Breu, que possui uma narrativa densa e permite uma maior liberdade de exploração ao jogador em relação aos jogos do formato audio game pesquisados, foi necessária a criação e implementação de uma composição musical que fosse capaz de não apenas dialogar com a narrativa do jogo, mas também auxiliar na navegação e cumprimento de objetivos do jogador potencializando a imersão do mesmo durante a interação. Para isso, experimentei diferentes técnicas composicionais aqui relatadas e relacionadas a reflexões sobre conceitos de linearidade e não linearidade em música extraídos do livro Time ofmusic de Jonathan Kramer (1988), aleatorização em música, assim como as definições de jogo, jogo eletrônico, áudio dinâmico, inclusão e imersão, dentre outras. Por fim, demonstro os diferentes processos composicionais aplicados no FMOD Studio, middleware que permite a criação de adaptatividade do áudio de acordo com a definição de parâmetros de jogo. A pesquisa surgiu a partir da motivação de se produzir um audio game que não fosse voltado exclusivamente para o público deficiente visual, onde houvesse uma maior exploração da narrativa e dos recursos sonoros, em especial da composição musical, no intuito de oferecer uma experiência interativa semelhante e sobretudo mais imersiva para jogadores videntes ou portadores de deficiência visual, promovendo assim uma maior inclusão. Concluo a partir da observação de interações e relatos orais de jogadores de perfis diversos do Audio Game Breu, que a aplicação dos conceitos aqui apresentados na composição musical do jogo contribuíram de forma significativa na experiência imersiva do jogador, de modo que a música cumpriu funções diversas como inserir dinâmica e tensão na narrativa do jogo, além de trazer informações e feedbacks auditivos essenciais ao bom desempenho do jogador.pt_BR
dc.description.sponsorshipCnpqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectMúsica para Gamespt_BR
dc.subjectÁudio para Gamespt_BR
dc.subjectÁudio dinâmicopt_BR
dc.titleCOMPOSIÇÃO MUSICAL NO AUDIO GAME BREU: OS DESAFIOS E PROCESSOS DE UM JOGO INCLUSIVOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAlves, Lynn-
dc.contributor.refereesSampaio, Marcos da Silva-
dc.contributor.refereesMedeiros, Macello-
dc.publisher.departamentUFBA, Escola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComposição Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

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