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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPalacios, Marcos-
dc.contributor.authorTourinho, Ieda Maria Menezes-
dc.creatorTourinho, Ieda Maria Menezes-
dc.date.accessioned2018-01-30T13:57:25Z-
dc.date.available2018-01-30T13:57:25Z-
dc.date.issued2018-01-30-
dc.date.submitted2014-03-25-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25239-
dc.description.abstractA dissertação buscou classificar o material noticioso e compreender os mecanismos do processo de espalhamento nas notícias do Conclave de 2013 para a publicação nos perfis do Facebook e do Twitter de cinco sites noticiosos: Folha de S.Paulo, The New York Times, El País, The Guardian e Le Monde, tendo como referente principal os critérios de noticiabilidade detectados no material jornalístico objeto do espalhamento e seus respectivos perfis no Facebook e Twitter. Os objetivos específicos foram: a) discutir as diversas posições teóricas em torno do conceito de noticiabilidade e valor-notícia e propor a construção de uma tabela para a classificação dos critérios de noticiabilidade das notícias publicadas nos perfis das redes sociais; b) analisar a possível relação entre valores-notícia e enquadramento; c) contrapor e contrastar os modelos de jornalismo francês (mais abertamente opinativo) – representado pelo Le Monde e pelo norte-americano (marcado por uma deontologia objetivista) – retratado pelos quatro restantes. A coleta das postagens no Facebook e no Twitter foi realizada por meio da ferramenta Google Screen Shot. As conclusões confirmam parcialmente os pressupostos de Henry Jenkins quanto às condições para espalhamento de conteúdos em rede.pt_BR
dc.description.abstractThe dissertation studied news circulation during the 2013 Papal Conclave and sought to classify journalistic material and understand the mechanisms involved in the process of spreading the news for publication in the Facebook and Twitter profiles five new sites: Folha de S. Paulo, The New York Times, El País, The Guardianand Le Monde. The main criteria for news classification was ‘newsworthiness’, as referred to journalistic material which was object of circulation/spreading through the newspapers ́ profiles on Facebook and Twitter. The specific objectives of the investigation were: a) to discuss the various theoretical positions around the concept of newsworthiness and news value and propose the construction of a table for the classification of newsworthiness of the news published on profiles of social networks ; b) to analyze the possible relationship between values news and framing ; c) to contrast the opposing models of American journalism (marked by objectivist parameters) and French Journalism (more openly opinionated). The collection of postson Facebook and Twitter was performed using Google Screen Shot. The findings partially confirm the assumptions of Henry Jenkins concerning conditions for spreading network content.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCritérios de noticiabilidadept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.titleCritérios de noticiabilidade e efeitos de espalhamento nas redes sociais: uma análise da cobertura do Conclave de 2013 em cinco sites noticiosos: Folha de S. Paulo, The New York Times, The Guardian, Le Monde e El Paíspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSampaio, Adriano-
dc.contributor.refereesFontes, Maria Lucineide Andrade-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicação e cultura contemporâneaspt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (POSCOM)

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