Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOrnellas, Sandro Santos-
dc.contributor.authorSousa, Erivaldo Santos de-
dc.creatorSousa, Erivaldo Santos de-
dc.date.accessioned2018-01-29T14:55:55Z-
dc.date.available2018-01-29T14:55:55Z-
dc.date.issued2018-01-29-
dc.date.submitted2017-09-04-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25224-
dc.description.abstractEste trabalho consiste na análise sucinta do livro O anjo mudo, do poeta Al Berto (1948-1997) articulado aos movimentos rebeldes e revolucionários ligados direta ou indiretamente à contracultura: o anarquismo, os poetas malditos, o existencialismo, o niilismo, os movimentos de vanguarda (surrealismo e dadaísmo), que irão desaguar em outras correntes artísticas, literárias e culturais como a Internacional Letrista e a Internacional Situacionista. O trabalho também agrega os subgrupos da contracultura como os beatniks, os hippies, os yippies e os punks associando-os ao estilo do poeta. A vida transgressora de Al Berto se liga intimamente aos textos que escreveu, dialogando com sua realidade nômade. A maioria dos seus textos em O anjo mudo foi escrita em viagens ou delas fala, junto a livros, autores e leituras diversas. Trata-se de uma errância subjetiva, de uma vida-e-obra, uma locomoção sem porto fixo buscando o conhecimento do “eu” ou dos “outros”, uma escrita de caminhada, bem ao estilo rimbaudiano. Esses elementos vão está bastante presente nas obras O anjo mudo e O medo de Al Berto, onde se reúnem textos que evidenciam a solidão, a angústia, as drogas, a homossexualidade, a boêmia e sobretudo o nomadismo do poeta-andarilho. A música underground também faz parte do elenco rebelde deste poeta e, além de ser uma fonte de inspiração, ela vai alavancar protestos no seu cotidiano. Destaque para grupos decorrentes da contracultura, como Joy Division, The Velvet Underground, The Doors e The Patti Smith Group. Todos esses princípios contestatórios foram expostos neste trabalho, sejam eles os movimentos revolucionários do século XIX, sejam as correntes subversivas dos séculos XX e XXI. Em todos, algum ponto de ligação na vida-e-obra de Al Berto, pois a contracultura ecoou na vida deste poeta proporcionando um amor constante em escrever e viver a margem social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAl Bertopt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectVida-e-obrapt_BR
dc.titleEmergências contraculturais na história e em Al Bertopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ERIVALDO SANTOS DE SOUSA.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.