Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Wilson da Silva-
dc.contributor.authorAggio, Camilo de Oliveira-
dc.creatorAggio, Camilo de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-01-23T14:23:44Z-
dc.date.available2018-01-23T14:23:44Z-
dc.date.issued2018-01-23-
dc.date.submitted2014-05-12-
dc.identifier.issnTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25197-
dc.description.abstractEste trabalho tem três objetivos principais: (1) Discutir as principais questões teóricas e fenômenos empíricos presentes na literatura sobre campanhas online, com ênfase nos sites para redes sociais (social networking sites), em especial o Twitter; (b) Examinar aspectos metodológicos que têm norteado os estudos analíticos sobre a comunicaçãoeleitoral no Twitter; (c) Compreender, a partir da proposta metodológica desenvolvida, quais funções estratégicas e políticas foram atribuídas às diferentes dimensões comunicacionais do Twitter pelos três principais candidatos a presidente do Brasil em 2010. As análises dos perfis de campanha de Dilma Rousseff, então candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marina Silva, candidata pelo Partido Verde (PV), e José Serra, candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), permitiram compreendes quas funcionalidades e sentidos foram atribuídos aos diferentes recursos do Twitter na primeira vez em que sites para redes sociais foram usados em campanhas políticas no Brasil. A pesquisa realizada apresenta similaridades e diferenças nos propósitos, objetivos e funções atribuídas às diferentes dimensões comunicativas do Twitter pelas três campanhas examinadas. Em termos conclusivos, as eleições presidenciais brasileiras de 2010 foram marcadas por um nível significativo de interação discursiva entre eleitores e campanhas no Twitter, contrariando uma das tendências de normalização das campanhas online.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to reach three main goals: (a) contextualize and discuss the online campaigning’s ma in theoretical issues and empirical evidences, especially those regarding the actual phase of this phenomenon defined by social media use as a communication cha nnel for parties and candidate to performpolitical strategies, especially on Twitter; (b) Develop a new methodological approach to analyze different Twitter’s communication dimensions regarding its political functionalities in electoral contests(hyperlinks;hashtags;interactive features; with whom candidates interact; con tent and political functi ons of messages and what type of tweets attracts the greater number of retweets); (c) Verify how Twitter was used by the three main presidential candidates in 2010 Brazilian presidential election (the first time Brazilian Electoral Courte permitted the useof social media by political campaigns) using the methodological approach developed. The analysis ofofficial Twitter accounts of Dilma Rousseff (Labour Party), Marina Silva (Green Party) and José Serra (Brazilian Social Democracy Party) was helpful to test the methodological approach developed in this dissertation in order to fulfill some analytical gaps and mistakes in online campaigning’s literature such as the methods that are used by many scholars to verify if and how Twitter’s interactive features has being used by parties and candidates to communicate directly with citizens –and to fully comprehend what role Twitter played in the first Brazilian presidential election in which social media could be used by political campaigns. The empirical evidences reported in this study shed light to some singularities of Brazilian political campaigns on Twitter and make available important conclusions and data for future international comparative studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectCampanhas eleitoraispt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleCampanhas políticas e redes sociais digitais: um estudo sobre o uso do twitter nas eleições presidenciais de 2010pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesPrudêncio, Kelly Cristina-
dc.contributor.refereesMiola, Edna-
dc.contributor.refereesAlmeida, Antônio Jorge Fonseca Sanches de-
dc.contributor.refereesSilva Filho, Emiliano José da-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicação e Culturas Contemporâneaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PÓSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camilo Aggio - Tese - Campanhas Políticas e Sites para Redes Sociais (1).pdf4,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.