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dc.contributor.advisorRibeiro, José Carlos-
dc.contributor.authorSoares, Ana Terse T.-
dc.creatorSoares, Ana Terse T.-
dc.date.accessioned2018-01-23T12:04:29Z-
dc.date.available2018-01-23T12:04:29Z-
dc.date.issued2018-01-23-
dc.date.submitted2013-08-30-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25182-
dc.description.abstractAs interações sociais que caracterizam a maioria dos processos em ambientes digitais compartilham algumas especificidades, principalmente uma alteração na auto-percepção dos participantes, um sentido de transparência do meio e uma sensação de afastamento no tempo e/ou no espaço a partir da realidade reproduzida ou simulada. Neste sentido, este trabalho opta por problematizar inicialmente a natureza da presença social em ambientes online – que indica a “sensação de estar junto com outro”, identificando quais as características sociais expansíveis aos sites de redes sociais sugerem presença social e consequentemente, como os usuários destes ambientes localizam-se/percebem "a si mesmo" e "outros" em interações mediadas. Problematizamos as acepções de presença - e suas variações conceituais existentes na literatura - a partir das experiências interacionais com uso da internet. Através de uma abordagem sociológica da copresença, nos interessou, a possibilidade de construir e compartilhar uma base teórica através do processo de interação social em ambientes mediados, que acolhesse este sentido como um fator determinante para este tipo deexperiência. Optamos pelo desenvolvimento de uma pesquisa fundamental, que buscou adicionar contribuições de novos saberes e novas abordagens no campo da Presença. Quanto à natureza da pesquisa, esta dissertação caracteriza-se como uma investigação básica, do tipo exploratória e aplicação de um modelo de análise utilizando a base metodológica proposta por Biocca e Harms (2002) para avaliar as medidas da presença social no Facebook.pt_BR
dc.description.abstractSocial interactions that characterize most of the processes in digital environments share some specifics, especially a change in self-perception of the participants, a sense of transparency in the middle and a sense of remoteness in time and / or space from the reality reproduced or simulated. In this sense, this paper chooses to initially discuss the nature of social presence in online environments - which indicates the "feeling of being together with others", identifying social characteristics expandable to social networking sites suggest social presence and consequently, how users these environments localized "yourself" and "others" in mediated interactions. We problematized the meanings of presence - and its variations existing conceptual literature -from the interactional experiences with internet use. Through a sociological approach of co-presence, the interest, the ability to build and share a theoretical basis through the process of social interaction in mediated environments that welcoming this sense as a determining factor for this type of experience. We opted for the development of fundamental research, which sought to add contributions to new knowledge and new approaches in the field of presence. The nature of the research, this thesis is characterized as basic research, exploratory type and application of an analytical model using the methodological basis proposed by Biocca and Harms (2002) to assess measures of social presence on Facebook.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterações sociaispt_BR
dc.subjectPresença socialpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleA natureza e o papel da presença nos encontros mediados por tecnologia digital: um percurso através das interações em sites de redes sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBandeira, Messias-
dc.contributor.refereesFontes, Malu-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programComunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
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