Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLemos, André Luiz Martins-
dc.contributor.authorHolanda, André Fabrício da Cunha-
dc.creatorHolanda, André Fabrício da Cunha-
dc.date.accessioned2018-01-23T11:52:56Z-
dc.date.available2018-01-23T11:52:56Z-
dc.date.issued2018-01-23-
dc.date.submitted2014-02-11-
dc.identifier.issnTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25181-
dc.description.abstractO objetivo desta tese é mapear os elementos atuantes na adaptação de veículos jornalísticos aos tablets, despertando novas práticas de territorialização informacional, produção, comercialização e consumo de notícias em um cenário de convergência midiática. Este mapeamento mobilizará conceitos e técnicas da Teoria Ator-rede para compreender de maneira integrada como atores humanos e não humanos, instituições, projetos de pesquisa, formas de financiamento puderam se associar na composição das redes híbridas sociotécnicas responsáveis pela publicação de notícias nos casos A TARDE, Correio 24 horas, Brasil 24/7, Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, New York Times, The Guardian, Le Monde e El País. Para tal, será necessário traçar os antecedentes históricos do tablet desde os projetos visionários e ideologicamente carregados do Xerox PARC, comparando-os aos dispositivos atuais surgidos a partir do ponto de inflexão representado pelo lançamento do iPad pela Apple. Esta investigação se justifica pela perspectiva de que o tablet possa constituir em ponto de passagem obrigatório para as estratégias de publicação midiática em suportes digitais conectados em rede, que é a hipótese principal deste trabalho. Os mapeamentos e a aplicação de fichas de observação revelam o entrelaçamento de articulações econômicas,formais, tecnológicas e sociais na constituição de um verdadeiro laboratório de inovação editorial e comercial comprovando tanto a relevância da proposição representada por esta tese, quanto à pertinência da metodologia adotada para os estudos desta natureza além de apontarem estratégias de publicação, oferta de produtos e segmentação de público que podem ser fundamentais na configuração das redes midiáticas no futuro próximo.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this thesis is to map the active elements in the adaptive process of the news media for tablets, awakening new practices dealing with informational territories, production, marketing and consumption of news, in a scenario of media convergence. This mapping will mobilize concepts and techniques from Actor-network Theory to understand in whichintegrated manner human and non-human actors, institutions, research projects and marketing could join in the composition of sociotechnical hybrid networks responsible for publishing news in the cases A TARDE, Correio 24 hora s, Brasil 24/7, Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, New York Times, The Guardian, Le Monde and El País.This study requires the tracing of historical background from the visionary and ideologically loaded projects born in the Xerox PARC laboratories, comparing them to current devices developed after the inflection point represented the launch of the iPad by Apple. This research is justified by the prospect that the tablet should come to represent an obligatory passage point in the strategies of the digital networked media, which is t he main hypothesis of this research. The mapping and the application of observation records reveal the intertwining of economic, formal, technological and social factors in the constitution of the tablet as a laboratory for editorial and commercial innovation proving both the relevance of the proposition represented by this thesis, as the capabilities of the methodology adopted. The results point to new publishing strategies, product range and market segmentation thatcan be critical in setting media networks in the near future.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectTabletspt_BR
dc.subjectConvergência midiáticapt_BR
dc.subjectTeoria ator-redept_BR
dc.titleTraduzindo o jornalismo para tablets com a teoria ator-redept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesLima, Fábio Luiz Malini de-
dc.contributor.refereesSilva, Fernando Firmino da-
dc.contributor.refereesPalacios, Marcos Silva-
dc.contributor.refereesBarbosa, Suzana Oliveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicação e cultura contemporâneaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PÓSCOM)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.