Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Serafim, José Francisco | - |
dc.contributor.author | Pereira, Luiz Philipe Fassarella | - |
dc.creator | Pereira, Luiz Philipe Fassarella | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-23T11:44:10Z | - |
dc.date.available | 2018-01-23T11:44:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-23 | - |
dc.date.submitted | 2013-04-26 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25180 | - |
dc.description.abstract | Partindo do princípio que o documentário é uma representação, tão fiel quanto possível, da realidade, mas que, mesmo se propondo a atender à essa premissa, faz uso constante de personagens que na maioria dos casos ilustram o tema proposto, e levando-se em conta que o emprego de personagens é uma tradição oriunda de obras ficcionais, este trabalho se propõe a investigar quais os mecanismos que “permitem” a utilização de personagens em obras audiovisual não-ficcionais, analisando as estratégias de construção dos quais dispõe o documentarista durante a tomada. Para isso trançamos um percurso histórico que nos possibilitou observar as distintas atribuições postas aos personagens durante os movimentos que marcam a tradição do documentário e a partir daí estabeleceu-se uma comparação entre os modelos protótipos do gênero não-ficcional e o personagem do documentário contemporâneo, que acreditamos inaugura e fortalece um movimento que chamaremos de documentário de personagem singular. As principais motivações deste trabalho estão centradas nas hipóteses de que há uma construção/ condução do ator social, personagem, na tomada, realizada pelo sujeito-da-câmera, realizador, e que distintos métodos de realização geram também distintos resultados. Nossa segunda hipótese basilar é que se configura na contemporaneidade um movimento temático estilístico que dá ao personagem o lugar central da enunciação, distinto do que foi feito no documentário clássico e documentário moderno. Partindo dessas hipóteses, segue nosso panorama histórico e teórico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Personagem | pt_BR |
dc.subject | Documentário | pt_BR |
dc.title | A construção do personagem e a singularidade no documentário contemporâneo brasileiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Pinheiro, Joceny de Deus | - |
dc.contributor.referees | Jesus, Guilherme Maia de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação e cultura contemporâneas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM)
|