Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz | - |
dc.contributor.author | Leopoldino, Cláudio Bezerra | - |
dc.creator | Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz | - |
dc.creator | Leopoldino, Cláudio Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T18:24:17Z | - |
dc.date.available | 2018-01-19T18:24:17Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 1984-6657 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25116 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca, com base em pesquisa bibliográfica que relaciona aprendizagem organizacional (AO) e desenvolvimento organizacional (DO), respostas a três questões de pesquisa: Como têm sido definidos e operacionalizados os conceitos de AO? Como têm sido definidos e operacionalizados os conceitos de DO? As definições de DO, confrontadas com as de AO, sugerem algum padrão de relação? Para viabilizar tais respostas, foram selecionados e analisados 13 estudos que empregam método quantitativo multivariado para caracterizar as relações entre AO e DO. Sobre AO, verificou-se a utilização de múltiplas definições: orientação para aprendizagem, cultura, estruturas de aprendizagem e processos. O desempenho é financeiro e não financeiro, relacionando-se ao presente ou ao passado, é estático ou é dinâmico, mede-se em relação a concorrentes, clientes e empregados, focando áreas funcionais ou a totalidade da organização. Há duas formas de relação entre AO e DO: a direta, na qual indicadores de AO se relacionam diretamente com métricas de DO e a indireta, na qual a AO se mostra associada a práticas e comportamentos condutores de maior performance organizacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v13n2/v13n2a07.pdf | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Desempenho organizacional | pt_BR |
dc.subject | Métricas de performance organizacional | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem organizacional e desempenho: o que podemos aprender dessa relação? | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Psicologia: Organizações e Trabalho | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Florianópolis | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 13, n. 2, p . 187-202 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA)
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