Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25114
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Redes sociais informais e desempenho de empresas incubadas
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências da Administração
Autor(es): Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Lagemann, Gerson Volney
Autor(es): Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Lagemann, Gerson Volney
Abstract: Objetivando explorar e analisar a relação entre redes e desempenho empresarial, este estudo de multicasos longitudinais foi desenvolvido em cinco empresas selecionadas por acessibilidade e conveniência, em diferentes estágios de incubação, na Softville, incubadora de base tecnológica de Joinville-SC. Gestores e empregados dessas empresas responderam ao questionário sociométrico, em três momentos no período de um ano. As redes de confiança, de informação técnica e de informação sobre gestão e suas características estruturais de tamanho, densidade e coesão foram mapeadas. Além disso, foram levantados dados de desempenho das empresas (tamanho da equipe, número de clientes e faturamento). Empresas pesquisadas com redes mais coesas apresentam melhores desempenhos, corroborando indicações da literatura e sugerem que práticas de suporte às empresas incubadas devem privilegiar competência de formação e de atuação em network.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Incubadoras
Redes sociais
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25114
Data do documento: Dez-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Redes Sociais Informais e Desempenho de Empresas Incubadas.pdf307,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.