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dc.contributor.authorWaiandt, Claudiani-
dc.contributor.authorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.creatorWaiandt, Claudiani-
dc.creatorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.date.accessioned2018-01-19T16:43:21Z-
dc.date.available2018-01-19T16:43:21Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn2177-6083-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25107-
dc.description.abstractO ensino de Estudos Organizacionais (EO) na Administração constrói-se a partir de mudanças econômicas, políticas, e socioculturais que determinam ideologias e olhares diferenciados que conformam o campo. O professor possui autonomia para organizar, desenvolver e avaliar esse ensino, todavia esta autonomia é relativa aos conhecimentos, aos hábitos, às habilidades e aos valores vivenciados na prática pedagógica, que sobremaneira são influenciados pelas contingências institucionais. Portanto, o currículo é inequivocadamente uma construção social. Buscando construir essa realidade, propôs-se a análise de como se ensina o campo dos EO nos cursos de mestrado e doutorado em nove Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de análise documental dos currículos e planos de ensino de dezessete professores de pós-graduação, bem como entrevistas semiestruturadas. Como resultado, verificou-se que o ensino dos EO não é determinado isoladamente por docentes, mas construído com os seus pares; que se constitui em eixo estruturante dos mestrados; que o conhecimento está reunido em basicamente três formas de organização (histórico, por tópicos ou diálogos), que a diversidade de autores referenciados reflete a pluralidade da formação acadêmica e interdisciplinar do corpo docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Científicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.spell.org.br/documentos/ver/31517/o-ensino-dos-estudos-organizacionais-nas-instituicoes-brasileiras--um-estudo-exploratorio-nos-cursos-de-pos-graduacao-stricto-sensu-de-administracaopt_BR
dc.subjectEstudos organizacionaispt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleO ensino dos estudos organizacionais nas instituições brasileiras: um estudo exploratório nos cursos de pós-graduação stricto sensu de administraçãopt_BR
dc.title.alternativeADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 14, n. 4, p. 785–836pt_BR
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