Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24970
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Memória organizacional e construção de identidade local: uma análise da mobilização e organização social no Conjunto Palmeira
Título(s) alternativo(s): Administração Pública e Gestão Social
Autor(es): Lima, Bruno Chaves Correia
Rigo, Ariádne Scalfoni
Santos, Maria Elisabete Pereira dos
Autor(es): Lima, Bruno Chaves Correia
Rigo, Ariádne Scalfoni
Santos, Maria Elisabete Pereira dos
Abstract: Este trabalho objetiva analisar mecanismos pelos quais a memória organizacional influencia a construção e o fortalecimento da memória e da identidade do Conjunto Palmeira (Fortaleza, Ceará), caracterizado por uma história identitária de mobilização social e economia solidária. Pesquisa qualitativa, documental e de campo, em que foram analisados 53 documentos da memória de três organizações sociais partícipes da história local: associação do bairro, Banco Palmas e Instituto Palmas. Foram realizadas três entrevistas com representantes das organizações sociais e da fundação municipal de assistência social. Os resultados apresentam diferenciações entre mecanismos de memória organizacional, utilizados para influenciar o ambiente externo daqueles que objetivam contribuir para gestão intraorganizacional. Livros, vídeos, cartilhas, maquetes, atas de reuniões, cordéis, roteiros de peça de teatro, fotonovelas, se configuram como mecanismos utilizados para estimular o envolvimento da comunidade em projetos comuns. Os efeitos da utilização dessa memória estão relacionados a processos contínuos de aprendizagem e de construção da identidade local.
Palavras-chave: Memória organizacional
Memória social
Identidade
Economia solidária
Mobilização social
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24970
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1079-4430-1-PB.pdf432,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.