Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24926
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tectonic inversion of compressional structures in the Southern portion of the Paramirim Corridor, Bahia, Brazil/ Inversão tectônica de estruturas compressionais da porção Sul do Corredor do Paramirim, Bahia
Título(s) alternativo(s): Brazilian Journal of Geology
Autor(es): Cruz, Simone Cerqueira Pereira
Alkmim, Fernando Flecha
Barbosa, Johildo Salomão Figueirêdo
Dussin, Ivo
Gomes, Luiz César Corrêa
Autor(es): Cruz, Simone Cerqueira Pereira
Alkmim, Fernando Flecha
Barbosa, Johildo Salomão Figueirêdo
Dussin, Ivo
Gomes, Luiz César Corrêa
Abstract: RESUMO: O Corredor do Paramirim representa a zona de máxima inversão do Aulacógeno do Paramirim, no qual predominam zonas de cisalhamento reversas-reversas destrais e vários tipos de dobras. Essas estruturas refletem um campo de tensão segundo WSW-ENE, os quais se desenvolvem nas unidades de embasamento do Aulacógeno, assim como na Suíte Intrusiva Lagoa Real, de idade estateriana, nos supergrupos Espinhaço e São Francisco, de idades estateriana-toniana e criogeniana, respectivamente, bem como no grupo Macaúbas-Santo Onofre, de idade máxima toniana. Um rico acervo de estruturas extensionais truncam as estruturas compressionais do Corredor do Paramirim, sendo caracterizado por zonas de cisalhamento normais e foliação, por vezes milonítica, lineação de estiramento down dip, dobras de arrasto, fraturas de tração e estruturas S/C. Nessas zonas de cisalhamento, o quartzo ocorre truncado pela foliação, enquanto o feldspato apresenta-se fraturado e alterado para mica branca. A distribuição dos eixos-c de quartzo encontra-se no máximo a 14º do eixo Z. Portanto, isso sugere que a deformação ativa os planos basais <a>. O estudo de paleotensão utilizando o programa Win-Tensor demonstrou que o regime variou entre a distensão radial e a pura. A direção de s1 oscilou ao redor da vertical, enquanto que s3 é sub-horizontal, com predominância da direção N230-050º. Idades Ar-Ar em biotita obtidas nas zonas de cisalhamento extensionais variou entre 480 e 490 Ma. Em conjunto, os dados obtidos para as estruturas associadas com o regime extensional tardio descrito neste trabalho sugerem que a sua nucleação está relacionada com os setores distais, rúptil-dúcteis, da zona de colapso gravitacional do Orógeno Araçuaí-Oeste Congo.
Palavras-chave: Zonas de Cisalhamento
Corredor do Paramirim
Colapso Gravitacional
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Sociedade Brasileira de Geologia - SBG
Citação: CRUZ, Simone Cerqueira Pereira Cruz et al. Tectonic inversion of compressional structures in the Southern portion of the Paramirim Corridor, Bahia, Brazil/ Inversão tectônica de estruturas compressionais da porção Sul do Corredor do Paramirim, Bahia. Brazilian Journal of Geology, São Paulo, v. 45, n.4, p. 541-567, dec. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/bjgeo/v45n4/2317-4889-bjgeo-45-04-00541.pdf> . Acesso em: 07 jan. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24926
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGGEOLOGIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cruz et al 2015.pdf18,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.