Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Fernanda Mauricio da | - |
dc.contributor.author | Araujo, Carolina Santos Garcia de | - |
dc.creator | Araujo, Carolina Santos Garcia de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-19T16:50:57Z | - |
dc.date.available | 2017-12-19T16:50:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-19 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24866 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como principal objetivo identificar marcas que configuram o reconhecimento da temática policial no telejornalismo brasileiro a partir da análise de gênero. Colocamo-nos no âmbito dos gêneros televisivos, que para nós caracterizam-se não como rótulos ou formas pré-definidas, mas como estratégias interativas que se configuram a partir de situações específicas e contextuais, o que nos faz compreendê-los como uma categoria cultural. Em termos teóricos, tal compreensão se apoia nos pressupostos dos Estudos Culturais e no entendimento do telejornalismo enquanto uma instituição social e uma forma cultural, conforme Raymond Williams. Em termos metodológicos, ela se apoia nas propostas formuladas por Jesús Martín-Barbero e Jason Mittell, que entendem, respectivamente, o gênero como uma estratégia de comunicabilidade, e como uma categoria que se forma cultural e discursivamente a partir da indústria, da recepção, da academia e da crítica televisiva. Analisamos os programas Brasil Urgente (TV Bandeirantes), Cidade Alerta (TV Record) e suas versões regionais - Brasil Urgente Bahia e Cidade Alerta Bahia – atentando para o modo como eles se constroem como exemplares contemporâneos do subgênero telejornal policial e como possibilitam tal reconhecimento. Concluímos que o subgênero caracteriza-se predominantemente pela atuação do apresentador, cujo discurso verbal se concentra na valorização da instituição policial e da violência como principal problema social do país. Tal subgênero negociam ainda com elementos do melodrama e do entretenimento, estratégias que se vinculam aos programas ditos populares e às práticas do gênero policial no cinema e na literatura. Tal influência, no entanto, é discursivamente velada em favor de um alinhamento a padrões do telejornalismo, que historicamente se orienta pela recusa a estes elementos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.subject | Telejornalismo | pt_BR |
dc.subject | Gênero televisivo | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo policial | pt_BR |
dc.title | Telejornalismo e a temática policial no Brasil: Análise cultural de gênero dos programas Brasil Urgente e Cidade Alerta | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Maia, Jussara | - |
dc.contributor.referees | Coutinho, Iluska Maria | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação e cultura contemporâneas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM)
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