Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24674
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Rodando a Baiana e Interrogando um Princípio Básico do Comunismo e da História Social: o Sentido Marxista Tradicional de Classe Operária
Título(s) alternativo(s): Revista Crítica Histórica
Autor(es): Negro, Antonio Luigi
Autor(es): Negro, Antonio Luigi
Abstract: Procuro examinar nesse artigo os problemas do sentido marxista tradicional de classe operária para a História Social no Brasil. Ao fazer uma distinção entre o fenômeno histórico da classe trabalhadora inglesa das décadas de 1830 e 1840 e o modo como foi transformado em conceito, chamo atenção para especificidades históricas da formação da classe trabalhadora no Brasil. Estas especificidades têm de ser consideradas mas podem ser ignoradas se o uso dado ao conceito permanecer limitado ao sentido marxista tradicional de classe operária.
Palavras-chave: Trabalhadores.
Classe social.
Classe trabalhadora.
História Social.
E. P. Thompson.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis) dos cursos de História da Universidade Federal de Alagoas
Citação: NEGRO, Antonio Luigi. Rodando a Baiana e Interrogando um Princípio Básico do Comunismo e da História Social: o Sentido Marxista Tradicional de Classe Operária. In: Revista Crítica Histórica, n. 5, 2012, p. 11-25.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24674
Data do documento: Jul-2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012 NEGRO rodando a baiana.pdf166,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.