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dc.contributor.advisorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Paula Grillo-
dc.creatorRodrigues, Ana Paula Grillo-
dc.date.accessioned2017-11-23T18:36:57Z-
dc.date.available2017-11-23T18:36:57Z-
dc.date.issued2017-11-23-
dc.date.submitted2012-07-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24658-
dc.description.abstractEsta tese trata da relação de vínculos com a organização e as estratégias de regulação emocional de servidores públicos estatutários e celetistas da administração direta e indireta, nas esferas municipal, estadual e federal da cidade de Florianópolis. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as relações entre os padrões de vínculos com a organização, e as estratégias de regulação emocional frente às emoções negativas de servidores públicos ao manejarem situações do cotidiano de trabalho. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo itens abertos e fechados distribuídos em três partes. A primeira incluiu as escalas de comprometimento (BASTOS et al., 2008) e entrincheiramento organizacionais (RODRIGUES, 2009). Para avaliar as estratégias de regulação emocional, na segunda parte do instrumento foram apresentadas 21 situações cotidianas da organização, para as quais o participante deveria relacionar emoções e estratégias de regulação. A terceira parte contemplou questões referentes aos dados sociodemográficos dos respondentes. Participaram 400 trabalhadores de nove organizações públicas. As análises foram realizadas por meio do SPSS (Statistical Package for Social Sciences), um pacote estatístico apropriado para as ciências sociais. Análises descritivas identificaram tipos de vínculos de comprometimento e entrincheiramento e frequência de emoções básicas para cada situação. A análise de dados foi desenvolvida em três etapas, a saber: a) Primeiramente foram calculados os escores médios dos vínculos de comprometimento e entrincheiramento, sendo efetuados cruzamentos entre variáveis e a análise de cluster para identificar os padrões de vínculos; b) Na segunda etapa foram feitas análises descritivas da frequência de respostas para cada situação apresentada, traçando-se o perfil de respostas por variáveis demográficas do grupo; c) finalmente foi utilizado cruzamento entre variáveis via Crosstabs para testar a associação entre padrões de vínculos com a organização e estratégias de regulação emocional. Os principais resultados foram que os servidores públicos apresentam maiores níveis de comprometimento do que de entrincheiramento. A estratégia de regulação emocional mais usada para lidar com as situações que geram emoções negativas no trabalhador foi a estratégia de ação profunda. A emoção negativa mais frequentemente associada às situações negativas foi a raiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComprometimentopt_BR
dc.subjectEntrincheiramentopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectEstratégias de regulação emocionalpt_BR
dc.titleOs vínculos com a organização e a regulação emocional de servidores públicospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coGondim, Sônia Guedes-
dc.contributor.refereesCosta, Vânia Medianeira Flores-
dc.contributor.refereesRodrigues, Ana Carolina Aguiar-
dc.contributor.refereesAlperstedt, Graziela Dias-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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