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dc.contributor.advisorVentura, Andréa Cardoso-
dc.contributor.authorSilva, Maykon Thiago Ramos-
dc.creatorSilva, Maykon Thiago Ramos-
dc.date.accessioned2017-11-23T15:52:43Z-
dc.date.available2017-11-23T15:52:43Z-
dc.date.issued2017-11-23-
dc.date.submitted2017-07-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24652-
dc.description.abstractA expansão da Educação a Distância (EAD) pode ser considerada um caminho sem volta, no contexto atual de difusão da interatividade tecnológica como recurso de aprendizado formal. As instituições que procuram, por meio da EAD, consolidar o uso da tecnologia como recurso de acesso ao conhecimento, dispõem de uma poderosa ferramenta de inclusão social e democratização do ensino. Criados em 2008, no Brasil, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia tem ampliado significativamente sua abrangência de atuação e diversificado a oferta, mediante a implantação e investimento crescente na modalidade de EAD. Apesar dos avanços nos últimos anos, ainda não há estudos sobre a eficácia da modalidade na oferta da educação professional de nível médio, pois a literatura existente sobre a modalidade está relacionada ao ensino superior. Diante desta lacuna, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG em relação à eficácia da sua proposta de educação a distância, na perspectiva de promover a democratização do ensino com qualidade. Apoiado na análise dos requisitos de qualidade, democratização e percepção dos atores envolvidos no processo, foi possível identificar os fatores que caracterizam a qualidade na oferta dos cursos técnicos a distância, bem como os aspectos que precisam ser aperfeiçoados para melhoria das condições desta oferta, ampliação da atuação do Instituto em sua área de abrangência e consolidação do modelo adotado. Ao contrário do que se pressupunha, a instituição é percebida como ofertante de um ensino técnico a distância de qualidade. Acredita-se que o estudo possa contribuir para fortalecer investimentos e aperfeiçoamento da oferta de EAD na proposta de educação professional gratuita de nível médio no Estado de Minas Gerais.pt_BR
dc.description.abstractExpansion of e-learning can be considered a non-return path, in an environment of diffusion of technological interactivity as a formal learning resource. Schools that use e-learning as a teaching methodology in Brasil, have a powerful feature to promote social inclusion and are able to provide acess to education for all. Created in 2008, Federal Institutes of Education, Science and Technology have significantly expanded their range of activities and diversified offer, through the implementation and increasing investment in e-learning. Despite advances in recent years, there are still no studies on the efficacy e-learning in Further Education, since the existing literature on the modality is related to higher education. Given this shortcoming, the present study aims to evaluate the perception of the academic community of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the North of Minas Gerais - IFNMG in relation to the effectiveness of its proposal of e-learning, with wide acess for all and quality teaching. Based on the analysis of the quality requirements, democratization and perception of professionals involved, it was possible to identify the characteristics of quality in the elearning courses, as well as the aspects that need to be improved for better conditions of learning. The institute is perceived for all the people surveyed as offering quality technical education by e-learning. It is believed that the study can contribute to strengthen investments and improve e-learning in the proposal of free Furher Education in the Sate of Minas Gerais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocratização e qualidade do ensinopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEducação profissional de nível médiopt_BR
dc.titleEducação a distância: análise da percepção de eficácia do modelo de cursos técnicos a distância do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAlmeida, Denise Ribeiro de-
dc.contributor.refereesMelo, Clarice Hermenegildo de-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências sociais aplicadaspt_BR
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