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dc.contributor.advisorFadul, Élvia Mirian Cavalcanti-
dc.contributor.authorSantos, Clézio Saldanha dos-
dc.creatorSantos, Clézio Saldanha dos-
dc.date.accessioned2017-11-20T21:21:40Z-
dc.date.available2017-11-20T21:21:40Z-
dc.date.issued2017-11-20-
dc.date.submitted2003-04-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24629-
dc.description.abstractEste trabalho analisa as relações existentes entre a autonomia das agências reguladoras, seus sistemas de controle e a qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica, após a implantação das agências reguladoras federal e estaduais, no Brasil. A proposta é contribuir para o entendimento do sistema regulatório instaurado no setor de distribuição de energia elétrica brasileiro, sobretudo, analisando indicadores, cujas variações possam explicar os resultados da atuação das agências reguladoras na busca da qualidade dos serviços públicos concedidos. O presente trabalho procura contextualizar a reforma do Estado e a reestruturação do setor de distribuição de energia elétrica brasileiro. Discute, ainda, a adoção de novos paradigmas que norteiam a busca da eficiência dos serviços públicos. O estudo de caso, apresentado neste trabalho, tem a população composta pelas agências reguladoras estaduais de seis estados brasileiros (Bahia, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo), ligadas à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por convênio firmado entre 1998 e 2000, e suas respectivas concessionárias de distribuição de energia elétrica. Os dados coletados referem-se aos anos entre 1995 e 2000, pois refletem a situação da qualidade dos serviços antes da criação e após a implantação das agências reguladoras federal e estaduais. Os principais resultados evidenciam a existência de uma correlação entre alguns indicadores das variáveis independentes e dependente, ou seja, à medida que as agências incrementam suas atividades operacionais de controle, os indicadores de qualidade na prestação de serviços variam positivamente. O estudo de caso apresentado foi interpretado utilizando-se modelos de análise organizacional e institucional, para elucidar os motivos pelos quais a qualidade dos serviços das concessionárias dependeu da autonomia financeira das agências reguladoras e dos seus tipos de sistemas de controle. Embora as agências estaduais tenham apresentado diferentes formas de atuação, de controle e de organização, percebeu-se que aquelas que possuem sistemas de controle mais descentralizados, conquistaram melhores resultados na qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias. A eficiência do sistema regulatório da distribuição do setor elétrico é traduzida pelo cumprimento dos contratos estabelecidos entre reguladores e regulados, pela qualidade dos serviços prestados pelos reguladores e pelo atendimento dos agentes regulados às determinações e recomendações propostas pelas agências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegulação de serviços públicospt_BR
dc.subjectAgências reguladoraspt_BR
dc.subjectQualidade dos serviços de concessionáriaspt_BR
dc.subjectAutonomia das agências reguladoraspt_BR
dc.subjectControle dos serviços públicospt_BR
dc.titleA regulação da distribuição de energia elétrica brasileira: relações entre agências e a qualidade dos serviços de concessionáriaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesBorenstein, Carlos Raul-
dc.contributor.refereesFerreira Júnior, Hamilton de Moura-
dc.contributor.refereesFachin, Roberto Costa-
dc.contributor.refereesSantos, Maria Elisabete Pereira dos-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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