Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24581
Tipo: Tese
Título: Impacto da demanda do Complexo Industrial Ford Nordeste sobre a Indústria de Transformação de Plásticos da Bahia: uma abordagem de economia industrial e regional
Autor(es): Spínola, Vera Maria Luz
Autor(es): Spínola, Vera Maria Luz
Abstract: Considerando o crescente uso do plástico no automóvel, o objetivo do corrente trabalho é estudar os efeitos da demanda do Complexo Industrial Ford Nordeste - em operação desde 2001, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), Bahia, Brasil - sobre o aglomerado local de empresas manufatureiras de plásticos, bem como os efeitos para trás sobre a cadeia Petroquímica, produtora de resinas termoplásticas, particularmente o Pólo Petroquímico de Camaçari, implantado em 1978. A partir das idéias de Alfred Marshall sobre as externalidades geradas pela concentração de empresas em aglomerados industriais, formulou-se a hipótese de que a montadora criaria demanda aos transformadores locais de plásticos. Para desenvolver o estudo, inicialmente trava-se um diálogo entre conceitos de correntes teóricas identificadas com a Economia Industrial e Regional relevantes ao entendimento do objeto, a exemplo de barreiras à entrada; economias de escala e de escopo; custos de transação; inovação; capital social; além de algumas idéias de autores vinculados à Geográfica Econômica. O estudo de caso está dividido em três etapas: (1) dinâmica da indústria petroquímica e inserção do Pólo de Camaçari; (2) perfil das empresas de transformação de plásticos particularmente daquelas instaladas na RMS; (3) interface da indústria automobilística com a cadeia petroquímica/artefatos plásticos. Como fontes de pesquisa empírica, foram utilizadas publicações técnicas, a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), e principalmente dados primários coletados diretamente de diferentes representantes do setor, por meio de questionários e entrevistas. Não há evidências de que já se tenham criado as esperadas relações endógenas entre o Complexo Industrial Ford Nordeste e as cadeias produtivas locais.
Palavras-chave: Indústria de transformação
Transformadores de plásticos
Cadeia petroquímica
Indústria automobilística
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24581
Data do documento: 16-Nov-2017
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DE VERA SPINOLA.pdf774,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.