Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Ernani Marques dos-
dc.contributor.authorGonzalez Junior, Ivo Pedro-
dc.creatorGonzalez Junior, Ivo Pedro-
dc.date.accessioned2017-11-07T18:22:56Z-
dc.date.available2017-11-07T18:22:56Z-
dc.date.issued2017-11-07-
dc.date.submitted2017-03-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24532-
dc.description.abstractO papel desempenhado pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no conjunto educacional tem mudado o seu contexto. Segundo pesquisas realizadas pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil, há um grande crescimento da utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e o seu uso está ampliado a diversos níveis da educação, tanto para Ensino a Distância, como também para apoio às aulas presenciais. Neste cenário, a observação acerca da aceitação da tecnologia pelos seus usuários e do comportamento destes em relação à tecnologia tornou-se primordial, pois o sucesso da ferramenta está diretamente relacionado com a sua adoção pelos docentes e discentes. Em âmbito internacional e local há uma carência de estudos que analisem o uso do AVA como suporte ao ensino presencial. Como contribuição para área de adoção de tecnologias da informação, o presente trabalho analisa os fatores de adoção e infusão do AVA como suporte ao ensino presencial superior utilizando como base a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology - UTAUT). Este trabalho apresenta o conceito de adoção e infusão da tecnologia, a adoção como um processo que compreende a aceitação e a rotinização. E a infusão, como a continuidade de uso. No AVA a experiência do pós-uso determina o sucesso das tecnologias no ensino. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, que utilizou o levantamento (survey) como estratégia de investigação, sendo aplicados 1079 questionários aos alunos que utilizam o AVA de forma voluntária como suporte ao ensino presencial no ensino superior, buscando informações sobre seus comportamentos, atitudes, intenções e percepções. A análise de resultados foi realizada por meio de análise fatorial e modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que: há forte relação entre uso e continuidade do uso, sendo que dentre as dimensões interatividade, expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social, condições facilitadoras e qualidade da informação, o uso é o que tem mais forte correlação com a continuidade; há uma forte relação entre uso e expectativa de desempenho, interatividade, qualidade da informação; a menor correlação de todas é entre influência social e expectativa de esforço. Ressalta-se que todas as hipóteses foram confirmadas, com exceção de condições facilitadoras que demonstrou ser inversamente significante. Ainda como achado, verificou-se que, apesar de o modelo UTAUT ser uma reunião de constructos de outras teorias e modelos, há lacunas não abordadas e aspectos não analisados por este modelo no contexto do uso do AVA no ensino superior para apoio presencial, sendo a adaptação do modelo para estes casos, um importante resultado desta pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectAdoção de tecnologiapt_BR
dc.subjectUTAUTpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUsopt_BR
dc.subjectInfusãopt_BR
dc.titleAdoção e infusão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para suporte ao ensino presencialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSantos, Ernani Marques dos-
dc.contributor.refereesMaçada, Antônio Carlos Gastaud-
dc.contributor.refereesSoares Júnior, Jair Sampaio-
dc.contributor.refereesGraeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.refereesFialho, Sergio Hage-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVO PEDRO GONZALEZ JÚNIOR.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.