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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFrança Filho, Genauto Carvalho de-
dc.contributor.authorMedeiros, Vanessa Lacerda-
dc.creatorMedeiros, Vanessa Lacerda-
dc.date.accessioned2017-11-06T20:54:03Z-
dc.date.available2017-11-06T20:54:03Z-
dc.date.issued2017-11-06-
dc.date.submitted2017-07-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24523-
dc.description.abstractNas últimas décadas, diante do cenário de desigualdade e exclusão social, iniciativas relacionadas às microfinanças e à inclusão financeira ganharam destaque. No entanto, em paralelo aos processos de bancarização e financeirização, ampliando o acesso de populações excluídas dos sistemas financeiros tradicionais a produtos e serviços financeiros, observa-se também a banalização da oferta de crédito, provocando riscos e resultados controversos, como é o caso dos crescentes níveis de endividamento. Diante desse cenário, o tema da educação financeira desponta, sendo visto, muitas vezes, como a solução para os problemas relativos ao que se coloca como “analfabetismo financeiro”. Abordagens mais críticas ao tema, no entanto, sugerem uma análise mais contextualizada, considerando aspectos estruturais e especificidades das diferentes realidades. Esta dissertação tem como principal objetivo, portanto, compreender as concepções e práticas de educação financeira em experiências alternativas ao sistema financeiro tradicional. Para tanto, realiza-se um estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, a fim de explorar as concepções e práticas de educação financeira em um Banco Comunitário de Desenvolvimento (BCD) brasileiro, o Banco Palmas. Os principais achados da pesquisa sugerem a confirmação de seu pressuposto inicial de que as experiências do Palmas, atuante sob a lógica das finanças solidárias, apresentam concepções e práticas ampliadas acerca do tema da educação financeira, buscando considerar aspectos estruturais, sociais, econômicos e culturais em suas metodologias. Ressalta-se, entretanto, algumas limitações e desafios relacionados às diversas abordagens práticas, bem como possibilidades de avanços para o campo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectFinanças solidáriaspt_BR
dc.subjectBancos Comunitários de Desenvolvimentopt_BR
dc.titleEducação financeira e finanças solidárias: impasses conceituais; limites e avanços na práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesHillenkamp, Isabelle-
dc.contributor.refereesRigo, Ariádne Scalfoni-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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