Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Ihering Guedes Alcoforado de-
dc.contributor.authorGuimarães Júnior, Jairo de Carvalho-
dc.creatorGuimarães Júnior, Jairo de Carvalho-
dc.date.accessioned2017-11-03T13:41:01Z-
dc.date.available2017-11-03T13:41:01Z-
dc.date.issued2017-11-03-
dc.date.submitted2017-08-
dc.identifier.issnTrabalho de conclusão de curso-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24509-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto o mecanismo das compras governamentais no setor de infraestrutura rodoviária Brasileira, sob a ótica da Nova Economia Institucional (New Institutional Economics), especificamente a Teoria dos Custos de Transação, dos Contratos, da Agência e dos Leilões. Utilizo o referido arcabouço teórico para evidenciar falhas no processo de concessão rodoviária no Brasil, em um estudo de caso no Estado da Bahia, no que se refere a modelagem da licitação e do contrato celebrado. O objetivo é efetuar pequenas considerações a respeito das mudanças no processo licitatório e no arranjo contratual, que possam produzir, não só uma maior atratividade dos agentes privados, mas sobretudo, melhor eficácia na gestão das rodovias Brasileiraspt_BR
dc.description.abstractThe present study has as object the mechanism of governmental procurements in the sector of Brazilian road infrastructure, from the perspective of the New Institutional Economics, specifically the Theory of Transaction Costs, Contracts, Agency and Auctions. I use the forementioned theoretical framework to evidence failures in the road concession process in Brazil, in a case study in the State of Bahia, taking into consideration the modeling of the bidding and the contracts signed. Finally, small considerations will be made concerning the changes in the bidding process and the contractual design that can produce, not only a greater attractiveness of the private agents, but above all, better efficiency in the management of the Brazilian highways.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRodovias - Concessõespt_BR
dc.titleAquisições governamentais de infraestruturas rodoviárias e as tipologias de contratos: um estudo da Bahia sob a ótica da nova economia institucionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesFerreira Júnior, Hamilton de Moura-
dc.contributor.refereesRios, Rafael Sales-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia da empresapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1TCC - Jairo Guimarães final (1).pdf787,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.