Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Regina Lúcia Gomes Souza e | - |
dc.contributor.author | Santos, André Bomfim dos | - |
dc.creator | Santos, André Bomfim dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-31T18:54:10Z | - |
dc.date.available | 2017-10-31T18:54:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-31 | - |
dc.date.submitted | 2014-02-21 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24471 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como ponto de partida a crescente interseção entre a
publicidade e os produtos midiáticos da cultura massiva. Um fenômeno que vem apresentando na década atual, intenso recrudescimento e reinvenção das suas práticas. Todas elas resultam em um movimento de diversificação de linguagem e duração dos conteúdos da publicidade.
Movimento este aqui definido como descompressão do audiovisual publicitário. E dentre tais possibilidades, o presente estudo se debruça especificamente sobre a prática denominada pelos estudos mercadológicos, de branded content. Trata-se de conteúdos publicitários que integram-se ao fluxo de entretenimento dos ambientes digitais, numa dinâmica de fruição voluntária e circulação espontânea. O ponto central da pesquisa são as transformações trazidas por essa
prática para o processo comunicacional publicitário. Para investigá-las, desenvolve-se aqui uma abordagem teórico-metodológica baseada em três instâncias: a produção, o contexto tecnológico e a recepção. O primeiro polo investigativo analisa o processo de adesão estética,
visto aqui como elemento-chave para a fruição voluntária. O segundo, a relação de interdependência entre a prática e o contexto tecnológico. E o terceiro, a produção espectatorial gerada em torno das propostas de criação colaborativa. A adesão estética é investigada através
de conceitos fundamentais da estética da recepção, como o de leitor implícito (ISER, 1996) e o processo de fruição estética proposto por Jauss (1976). Em relação ao contexto tecnológico,
analisa-se a utilização das tecnologias de participação social (CHAKA, 2010) em um contexto de convergência midiática (JENKINS, 2009). E a produção espectatorial intensa gerada em
torno destes produtos midiáticos é compreendida à luz dos estudos sobre o comportamento dos fãs (FISKE, 2001; JENKINS, 2001; STAIGER, 1992). O corpus analítico é composto de seis campanhas vencedoras na categoria de branded content do festival internacional Cannes Lions,
mais especificamente na subcategoria user-generated content ou conteúdos gerados por
usuários. Como resultado, é oferecida uma visão dinâmica do processo comunicacional do branded content, revelando a sua complexidade enquanto fenômeno de comunicação de massa e a interdependência entre as instâncias investigadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.title | A descompressão do audiovisual publicitário: analisando o processo comunicacional da prática do Branded Content | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Nakagawa, Regiane Miranda de Oliveira | - |
dc.contributor.referees | Ferreira, Fábio Almeida | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação e Cultura Contemporâneas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM)
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