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dc.contributor.advisorTiryaki, Gisele Ferreira-
dc.contributor.authorSilva, Raissa Andressa Curvelo da-
dc.creatorSilva, Raissa Andressa Curvelo da-
dc.date.accessioned2017-10-31T16:47:11Z-
dc.date.available2017-10-31T16:47:11Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.date.submitted2017-10-05-
dc.identifier.otherTrabalho de conclusão de curso-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24462-
dc.description.abstractA infraestrutura aeroportuária demanda altos custos fixos em capital específico, sendo tradicionalmente fornecida pelo setor público. Contudo, diante da possibilidade de desenvolvimento comercial e dos benefícios gerados pela aviação, a gestão e propriedade da infraestrutura aeroportuária experimentaram mudanças significativas, aproximando-se da iniciativa privada. Embora o gerenciamento estatal de aeroportos predomine em países desenvolvidos, a análise deste setor indica que empresas privadas estão gradativamente envolvidas na gestão de aeroportos, existindo uma preferência por essa estratégia como instrumento de atração de investimentos para o setor, estímulo ao financiamento, garantia de práticas mais comerciais e eficientes, e, inclusive, de melhoria da qualidade dos serviços. Entende-se que para o setor privado apresentar todo seu potencial, é necessário que sua conduta seja apropriadamente monitorada por agentes reguladores. No setor aeroportuário, a regulação é motivada pelo caráter de monopólio natural da maioria dos aeroportos. Logo, este trabalho visa comprovar se o gerenciamento privado é fundamental para a melhoria da qualidade de serviços aeroportuários. Utilizando a metodologia de análise de fatores e dos métodos de Mínimos Quadrados Robusto (MQR) e Regressão Quantílica em um banco de dados com 100 aeroportos, avalia-se em que medida a participação privada no setor de infraestrutura aeroportuária reflete na qualidade dos serviços aeroportuários. Os resultados demonstram que outras variáveis não consideradas neste trabalho podem contribuir para a melhor qualidade dos serviços. Contudo, também, indicam que o número de passageiros e um aparato institucional eficiente são mais relevantes para a provisão de um serviço aeroportuário de qualidade do que seu ente gerenciador.pt_BR
dc.description.abstractThe airport infrastructure demands high fixed costs in specific capital and is traditionally provided by the public sector. However, in view of the possibility of commercial development and the benefits generated by aviation, the management and ownership of the airport infrastructure have undergone significant changes, approaching of the private initiative. Although the state management of airports predominates in developed countries, the analysis of this sector indicates that private companies are gradually involved in the management of airports. There is a preference for this strategy as an instrument of attracting investments for the sector, stimulating financing, guaranteeing more commercial and efficient practices, and even improving the quality of services. It is understood that for the private sector to present its full potential, it is necessary that its conduct being appropriately monitored by regulators. In the airport sector, regulation is motivated by the natural monopoly character of most airports. Therefore, this paper aims to verify if the private management is fundamental for the improvement of the quality of airport services. Using the methodology of factor analysis and the methods of Robust Least Squares (RLS) and Quantum Regression in a database with 100 airports, it is assessed to what extent private participation in the airport infrastructure sector reflects at the quality of airport services. The results show that other variables not considered in this study can contribute to the better quality of services. However, they also indicate that the number of passengers and an efficient institutional apparatus are more relevant to the provision of a quality airport service than their managing body.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.subjectPrivatizaçãopt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.titleQualidade de serviços aeroportuários:o gerenciamento privado é fundamental?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMenezes, Antônio Wilson Ferreira-
dc.contributor.refereesSilva, Diana Lúcia Gonzaga da-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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