Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24294
Tipo: Dissertação
Título: Análise da exposição ao ruído que estão submetidos os trabalhadores do comércio e os indivíduos do público na cidade de São Miguel dos Campos – Alagoas
Autor(es): Morais, Talita Maria Gomes
Autor(es): Morais, Talita Maria Gomes
Abstract: Nos ambientes urbanos, como centros comerciais das cidades, a exposição ao ruído se torna inevitável diante da crescente presença de diferentes fontes. A exposição ao ruído em excesso pode causar danos à saúde humana que não são percebidos facilmente. As consequências da exposição ao ruído em excesso vão desde dificuldade de concentração à perda da capacidade auditiva. Esta dissertação objetiva apresentar a análise da exposição ao ruído que estão submetidos os trabalhadores do comércio e os indivíduos do público da cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas, Brasil. Medições dos níveis de pressão sonora foram realizadas, utilizando o método estabelecido pela Norma de Higiene Ocupacional 01 (NHO 01) e os valores foram comparadas com os limites estipulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela NBR 10 151 – que trata do conforto acústico da comunidade. Foram realizadas 33 medições dos níveis de pressão sonora no período de setembro de 2015 a janeiro de 2016, no centro da referida cidade. Os dados foram tratados estatisticamente utilizando teste de hipótese. Relatórios individuais das medições dos níveis de pressão sonora, indicando os valores medidos e as orientações correspondentes, foram elaborados e entregues nos pontos comerciais onde foram realizadas as medições. Os resultados mostram que os níveis de ruído urbano na cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas, Brasil são superiores aos limites estipulados pelas Normas citadas.
Palavras-chave: Ruído Urbano
exposição
CNPq: Engenharia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24294
Data do documento: 2-Out-2017
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (PEI)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.