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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24247
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, José Carlos S. | - |
dc.contributor.author | Thomaz, Felippe Calazans | - |
dc.creator | Thomaz, Felippe Calazans | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-25T11:05:21Z | - |
dc.date.available | 2017-09-25T11:05:21Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-25 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24247 | - |
dc.description.abstract | Examinamos, na presente dissertação, os processos de construção identitária e autoapresentação em ambientes simulados online de caráter lúdico. A partir do jogo World of Warcraft, são apresentados e discutidos certos elementos intervenientes no processo de assumir um avatar enquanto extensão de si, realizando atividades que, em sua maioria, reforçam as dinâmicas preestabelecidas do meio – MMORPG, ou RPG de participação online massiva. A escolha do objeto se vale pela posição privilegiada que o mesmo ocupa dentre os jogos da mesma categoria, o que nos permite apontar com maior propriedade que “as flexões do ser”, em função da incorporação de dispositivos digitais, refletem traços do “espírito do tempo” que presenciamos. A partir de uma postura interdisciplinar, o método adotado se aproxima da Filosofia – sobretudo da fenomenologia – e da Psicologia social, relacionando tais campos à Comunicação e aos Gamestudies. Deste modo, refletir sobre o que é compreendido enquanto “presença”, “experiência”, “percepção” e “imersão” nos permite perceber as camadas sociais inerentes à categoria de jogo em questão como peculiares formas de interação humana. A partir de um “mundo virtual”, examinamos o que constitui o corpo e o meio, propondo que ambos são construções visuais-funcionais, estreitamente ligados aos aspectos competitivos e estéticos do jogo. Assim, a discussão sustentada torna possível pensar as chamadas “flexões do ser” enquanto movimentos do jogador ao avatar e, noutra via e em certa medida, do avatar ao jogador. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avatar | pt_BR |
dc.subject | Mundos virtuais | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.title | Eu, avatar: as flexões do ser a partir dos MMORPGs | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Petry, Arlete dos Santos | - |
dc.contributor.referees | Lemos, André | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação e cultura contemporâneas | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (POSCOM) |
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Felippe Calazans Thomaz - Dissertação.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | View/Open |
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