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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24217
Tipo: Tese
Título: Intervenção curricular em asma: estudos sobre o conhecimento de adolescentes e equipe escolar de um colégio público em Salvador-BA
Autor(es): Coelho, Ana Carla Carvalho
Autor(es): Coelho, Ana Carla Carvalho
Abstract: RESUMO INTERVENÇÃO CURRICULAR EM ASMA: ESTUDOS SOBRE O CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES E EQUIPE ESCOLAR DE UM COLÉGIO PÚBLICO EM SALVADOR-BA Objetivo: Estudar os efeitos de uma intervenção curricular educacional em asma sobre o conhecimento e atitudes relacionadas à doença entre adolescentes e equipe escolar de um colégio público em Salvador-BA. Metodologia: Fase I: 28 membros da equipe escolar foram avaliados antes (T0), imediatamente depois (T1) e 12 meses (T12) após treinamento para inserir temas de educação em asma no currículo escolar. Avaliou-se o conhecimento sobre asma por meio de um questionário com escore de 0-20 acertos, estratificando-o em insatisfatório (≤69% acertos) ou satisfatório (≥70%). Avaliaram-se as atitudes relacionadas ao manejo da asma por meio de um questionário com escala likert. Fase II: Ensaio controlado, uno-cego e randomizado de uma intervenção curricular em asma conduzida por professores treinados. Os estudantes foram alocados em: grupo intervenção curricular em asma (GI) e grupo controle com currículo tradicional (GC). O conhecimento e as atitudes dos adolescentes foram avaliados por meio dos questionários supracitados, antes da intervenção, 90 dias e 540 dias após o período basal, aplicando-se o modelo linear misto para análise das associações. Resultados: Equipe escolar - Em T0, os participantes apresentaram conhecimento insatisfatório sobre o tratamento (78% da amostra) e crenças sobre asma (96% da amostra). Em T1, houve incremento no conhecimento geral (+23%) e nos domínios “tratamento” (+18%) e “crenças” (+42%). Estudantes: 181 estudantes participaram do estudo (GI=101 e GC=80) e desconheciam a asma (GI: =x10,7±2,9 vs. GC: =x11,5±2,7), seu tratamento (GI: =x1,6±0,9 vs. GC: =x1,6±0,8) e relataram crenças em mitos sobre a doença (GI: =x1,5±1,1 vs. GC: =x1,7±1,1). Após a intervenção, o GI apresentou maior conhecimento geral (GI: =x15,5±3,1) sobre o tratamento (GI: =x2,5±1,0) e 2 vezes mais conhecimento no domínio “crenças” comparado ao GC. Observou-se maior probabilidade de alcançar conhecimento satisfatório sobre asma no GI. Conclusão: O profundo desconhecimento sobre asma dessa comunidade escolar foi expressivamente melhorado após intervenção. Descritores: Asma; Conhecimento; Saúde Escolar; Adolescente; Estudo de intervenção.
ABSTRACT INTERVENTION IN SCHOOL CURRICULUM ON ASTHMA: STUDIES REGARDING THE KNOWLEDGE OF TEENAGERS AND SCHOOL STAFF OF A PUBLIC SCHOOL FROM SALVADOR-BA. Objectives: To study the effects of an educational curriculum intervention on asthma, concerning knowledge and attitudes related to the disease among adolescents and school staff of a public school in Salvador, Bahia. Methods: Phase I: 28 school staff members were evaluated before (T0), immediately after (T1), and 12 months after (T12) training aiming to add education issues on asthma in the school curriculum. The knowledge on asthma was evaluated by means of a questionnaire with scores of 0-20 points, stratifying it in unsatisfactory (≤ 69% hits) or satisfactory (≥ 70% hits). The attitudes related to asthma management were evaluated by a questionnaire with Likert scale. Phase II: Blind randomized controlled trial study on a curricular intervention in asthma performed by trained teachers. Students were divided into curricular intervention group (IG) in asthma, and control group (CG) with traditional curriculum. Knowledge and attitudes of the adolescents were evaluated by the above cited questionnaires before the intervention, 90 and 540 days after baseline, by applying the mixed linear model for analysis of associations. Results: School staff: In T0, the participants had unsatisfactory knowledge regarding the treatment (78% of the sample) and beliefs about asthma (96% of the sample). In T1, there was increase in general knowledge (23%) and in the treatment areas (+18%) and beliefs (+42%). Students: 181 students participated in the study (IG=101 and CG=80) and were unaware of asthma (IG: =x10,7±2,9 vs. CG: =x11,5±2,7), its treatment (IG: =x1,6±0,9 vs. CG: =x1,6±0,8), and reported belief in myths about the disease (IG: =x1,5±1,1 vs. CG: =x1,7±1,1). After the intervention, the IG had higher general knowledge (GI: =x15,5±3,1); on the treatment (GI: =x2,5±1,0), and 2 times more knowledge in the field "beliefs" compared to the CG. Was noted a higher probability of achieving satisfactory knowledge about asthma in IG. Conclusion: The profound lack of knowledge about asthma in this school community was significantly improved after intervention. Keywords: Asthma;
Palavras-chave: Asma
Conhecimento
Saúde Escolar
Adolescente
Estudo de intervenção
CNPq: Medicina
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24217
Data do documento: 19-Set-2017
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