https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24217
Tipo: | Tese |
Título: | Intervenção curricular em asma: estudos sobre o conhecimento de adolescentes e equipe escolar de um colégio público em Salvador-BA |
Autor(es): | Coelho, Ana Carla Carvalho |
Autor(es): | Coelho, Ana Carla Carvalho |
Abstract: | RESUMO
INTERVENÇÃO CURRICULAR EM ASMA: ESTUDOS SOBRE O CONHECIMENTO
DE ADOLESCENTES E EQUIPE ESCOLAR DE UM COLÉGIO PÚBLICO EM
SALVADOR-BA
Objetivo: Estudar os efeitos de uma intervenção curricular educacional em asma sobre o
conhecimento e atitudes relacionadas à doença entre adolescentes e equipe escolar de um
colégio público em Salvador-BA. Metodologia: Fase I: 28 membros da equipe escolar foram
avaliados antes (T0), imediatamente depois (T1) e 12 meses (T12) após treinamento para
inserir temas de educação em asma no currículo escolar. Avaliou-se o conhecimento sobre
asma por meio de um questionário com escore de 0-20 acertos, estratificando-o
em insatisfatório (≤69% acertos) ou satisfatório (≥70%). Avaliaram-se as atitudes
relacionadas ao manejo da asma por meio de um questionário com escala likert. Fase II:
Ensaio controlado, uno-cego e randomizado de uma intervenção curricular em asma
conduzida por professores treinados. Os estudantes foram alocados em: grupo intervenção
curricular em asma (GI) e grupo controle com currículo tradicional (GC). O conhecimento e
as atitudes dos adolescentes foram avaliados por meio dos questionários supracitados, antes
da intervenção, 90 dias e 540 dias após o período basal, aplicando-se o modelo linear misto
para análise das associações. Resultados: Equipe escolar - Em T0, os participantes
apresentaram conhecimento insatisfatório sobre o tratamento (78% da amostra) e crenças
sobre asma (96% da amostra). Em T1, houve incremento no conhecimento geral (+23%) e
nos domínios “tratamento” (+18%) e “crenças” (+42%). Estudantes: 181 estudantes
participaram do estudo (GI=101 e GC=80) e desconheciam a asma (GI: =x10,7±2,9 vs. GC:
=x11,5±2,7), seu tratamento (GI: =x1,6±0,9 vs. GC: =x1,6±0,8) e relataram crenças em
mitos sobre a doença (GI: =x1,5±1,1 vs. GC: =x1,7±1,1). Após a intervenção, o GI
apresentou maior conhecimento geral (GI: =x15,5±3,1) sobre o tratamento (GI: =x2,5±1,0)
e 2 vezes mais conhecimento no domínio “crenças” comparado ao GC. Observou-se maior
probabilidade de alcançar conhecimento satisfatório sobre asma no GI. Conclusão: O
profundo desconhecimento sobre asma dessa comunidade escolar foi expressivamente
melhorado após intervenção.
Descritores: Asma; Conhecimento; Saúde Escolar; Adolescente; Estudo de intervenção. ABSTRACT INTERVENTION IN SCHOOL CURRICULUM ON ASTHMA: STUDIES REGARDING THE KNOWLEDGE OF TEENAGERS AND SCHOOL STAFF OF A PUBLIC SCHOOL FROM SALVADOR-BA. Objectives: To study the effects of an educational curriculum intervention on asthma, concerning knowledge and attitudes related to the disease among adolescents and school staff of a public school in Salvador, Bahia. Methods: Phase I: 28 school staff members were evaluated before (T0), immediately after (T1), and 12 months after (T12) training aiming to add education issues on asthma in the school curriculum. The knowledge on asthma was evaluated by means of a questionnaire with scores of 0-20 points, stratifying it in unsatisfactory (≤ 69% hits) or satisfactory (≥ 70% hits). The attitudes related to asthma management were evaluated by a questionnaire with Likert scale. Phase II: Blind randomized controlled trial study on a curricular intervention in asthma performed by trained teachers. Students were divided into curricular intervention group (IG) in asthma, and control group (CG) with traditional curriculum. Knowledge and attitudes of the adolescents were evaluated by the above cited questionnaires before the intervention, 90 and 540 days after baseline, by applying the mixed linear model for analysis of associations. Results: School staff: In T0, the participants had unsatisfactory knowledge regarding the treatment (78% of the sample) and beliefs about asthma (96% of the sample). In T1, there was increase in general knowledge (23%) and in the treatment areas (+18%) and beliefs (+42%). Students: 181 students participated in the study (IG=101 and CG=80) and were unaware of asthma (IG: =x10,7±2,9 vs. CG: =x11,5±2,7), its treatment (IG: =x1,6±0,9 vs. CG: =x1,6±0,8), and reported belief in myths about the disease (IG: =x1,5±1,1 vs. CG: =x1,7±1,1). After the intervention, the IG had higher general knowledge (GI: =x15,5±3,1); on the treatment (GI: =x2,5±1,0), and 2 times more knowledge in the field "beliefs" compared to the CG. Was noted a higher probability of achieving satisfactory knowledge about asthma in IG. Conclusion: The profound lack of knowledge about asthma in this school community was significantly improved after intervention. Keywords: Asthma; |
Palavras-chave: | Asma Conhecimento Saúde Escolar Adolescente Estudo de intervenção |
CNPq: | Medicina |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24217 |
Data do documento: | 19-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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