Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSacramento, Jorge-
dc.contributor.authorVargas, Alexandre-
dc.creatorVargas, Alexandre-
dc.date.accessioned2017-08-30T13:42:45Z-
dc.date.available2017-08-30T13:42:45Z-
dc.date.issued2017-08-30-
dc.date.submitted2015-04-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24143-
dc.description.abstractEsta dissertação é uma pesquisa sobre o instrumento Guitarra Baiana e o seu processo de ensino e aprendizagem, que resultou na construção de um material didático em forma de método instrumental. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com finalidade exploratória que, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, responde à seguinte questão: Como construir uma metodologia para o ensino da teoria, leitura e escrita musical com a Guitarra Baiana? A pesquisa resultou na compilação de textos sobre: a história dos carnavais soteropolitanos; o estilo trieletrizado de tocar Guitarra Baiana; um panorama da história da banda “O Trio Elétrico” e sua cultura nos anos de 1950 até os anos 2000; os motivos que levaram à utilização da Guitarra Baiana e ao desuso; e os fatores que contribuem para que a maioria dos guitarristas não tenha habilidade para tocá-la. A dissertação traz as características organológicas e a trajetória histórica do instrumento, discutindo sobre quem foi o inventor da primeira guitarra elétrica de corpo sólido com as características da Guitarra Baiana. Além disso, procura descrever o seu desenvolvimento e a influência que o rock, a guitarra tradicional e a tecnologia tiveram em sua prática. Também, foram realizadas as análises e comparação de métodos instrumentais de bandolim e guitarra tradicional. No âmbito educacional, a aprendizagem na visão cognitivista de Jean Piaget e Fritz Kubli, o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, a aprendizagem informal na visão de Lucy Green, e a pedagogia da Guitarra Baiana são abordados como fundamentação teórica. Ao final, é apresentando o método instrumental de nome “A Arte de Tocar Guitarra Baiana”.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuitarra Baiana - instrução e ensinopt_BR
dc.subjectCarnaval da Bahiapt_BR
dc.subjectGuitarra baiana - métodopt_BR
dc.titleGuitarra Baiana: uma proposta metodológica para o ensino instrumentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBarbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.refereesSacramento, Jorge-
dc.contributor.refereesTrindade, Brasilena-
dc.contributor.refereesCandusso, Flávia Maria Chiara-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VARGAS_Alexandre_Guitarra_baiana_uma_proposta_metodológica_para_o_ensino_instrumental_2015.pdfParte principal2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.