Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sacramento, Jorge | - |
dc.contributor.author | Vargas, Alexandre | - |
dc.creator | Vargas, Alexandre | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T13:42:45Z | - |
dc.date.available | 2017-08-30T13:42:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2015-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24143 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação é uma pesquisa sobre o instrumento Guitarra Baiana e o seu processo de ensino e aprendizagem, que resultou na construção de um material didático em forma de método instrumental. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com finalidade exploratória que, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, responde à seguinte questão: Como construir uma metodologia para o ensino da teoria, leitura e escrita musical com a Guitarra Baiana? A pesquisa resultou na compilação de textos sobre: a história dos carnavais soteropolitanos; o estilo trieletrizado de tocar Guitarra Baiana; um panorama da história da banda “O Trio Elétrico” e sua cultura nos anos de 1950 até os anos 2000; os motivos que levaram à utilização da Guitarra Baiana e ao desuso; e os fatores que contribuem para que a maioria dos guitarristas não tenha habilidade para tocá-la. A dissertação traz as características organológicas e a trajetória histórica do instrumento, discutindo sobre quem foi o inventor da primeira guitarra elétrica de corpo sólido com as características da Guitarra Baiana. Além disso, procura descrever o seu desenvolvimento e a influência que o rock, a guitarra tradicional e a tecnologia tiveram em sua prática. Também, foram realizadas as análises e comparação de métodos instrumentais de bandolim e guitarra tradicional. No âmbito educacional, a aprendizagem na visão cognitivista de Jean Piaget e Fritz Kubli, o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, a aprendizagem informal na visão de Lucy Green, e a pedagogia da Guitarra Baiana são abordados como fundamentação teórica. Ao final, é apresentando o método instrumental de nome “A Arte de Tocar Guitarra Baiana”. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Guitarra Baiana - instrução e ensino | pt_BR |
dc.subject | Carnaval da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Guitarra baiana - método | pt_BR |
dc.title | Guitarra Baiana: uma proposta metodológica para o ensino instrumental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Barbosa, Joel Luís da Silva | - |
dc.contributor.referees | Sacramento, Jorge | - |
dc.contributor.referees | Trindade, Brasilena | - |
dc.contributor.referees | Candusso, Flávia Maria Chiara | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Musical | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VARGAS_Alexandre_Guitarra_baiana_uma_proposta_metodológica_para_o_ensino_instrumental_2015.pdf | Parte principal | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.