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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLucena, Rita de Cássia Saldanha de-
dc.contributor.authorRios, Débora Patrícia Medeiros Santos-
dc.creatorRios, Débora Patrícia Medeiros Santos-
dc.date.accessioned2017-08-25T15:20:15Z-
dc.date.issued2017-08-25-
dc.date.submitted2015-12-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24106-
dc.description.abstractIntrodução: A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma técnica indolor e não invasiva utilizada tanto experimentalmente como terapeuticamente para modular a função cerebral em adultos e crianças. Nos últimos anos a aplicação da ETCC em crianças com dislexia ainda não foi explorada. Objetivo: investigar o impacto da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre o desempenho da leitura em crianças com dislexia. Metodologia: Trata-se de um ensaio clínico autocomparado com 12 participantes destros (3 do sexo feminino e 9 do sexo masculino), na faixa etária entre 8 e 17 anos de idade. A ETCC foi realizada utilizando um par de eletrodos de borracha (35cm2) com intensidade de 2mA por 30 minutos. O ânodo foi colocado entre as regiões temporal média e temporal posterior esquerda (entre T4 e T5), e o catódo na região supra-orbital direita, conforme determinado pelo Sistema Internacional EEG 10-20. As crianças realizaram tarefas de leitura a fim de medir a capacidade de lerem letras, sílabas, palavras, pseudopalavras e textos com acurácia e fluência. Resultados: Foi observado um aumento significativo na quantidade de pseudopalavras, e de palavras lidas corretamente no texto após a ETCC. Em relação às provas de letras, sílabas e palavras não ocorreram diferenças significativas entre antes e após ETCC, o mesmo acontecendo com tempo de leitura. Conclusão: Os resultados demonstram que ETCC tem o potencial de melhorar a leitura em crianças com dislexia, mas os ganhos com a ETCC devem ser interpretados com cautela, devido ao pequeno número de participantes e à falta de um grupo controle.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectEstimulação Transcraniana por Corrente Contínuapt_BR
dc.subjectNeuromodulaçãopt_BR
dc.titleEstimulação Transcraniana Por Corrente Contínua Em Crianças Com Dislexiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.refereesPepe, Vera Pedreira dos Santos-
dc.contributor.refereesSilva, Luzia Poliana Anjos da-
dc.contributor.refereesGuimarães, Camila Vila Nova de Freitas-
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.publisher.programMedicina em Saudept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMedicina 1pt_BR
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