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dc.contributor.advisorSampaio, Sônia Maria Rocha-
dc.contributor.authorVasconcelos, Letícia Silveira-
dc.creatorVasconcelos, Letícia Silveira-
dc.date.accessioned2017-08-22T17:55:01Z-
dc.date.available2017-08-22T17:55:01Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.date.submitted2017-05-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24081-
dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado Por Outra Psicologia da Outra Surdez, surgiu como desdobramento da minha pesquisa de mestrado, na qual investiguei os sentidos produzidos por duas jovens surdas à respeito de suas experiências como estudantes do ensino superior. O contato com os Estudos sobre a Deficiência e Estudos Surdos, que propõem o modelo social a deficiência e a compreensão da surdez como uma diferença linguística e cultural, respectivamente, despertou-me o desejo de compreender melhor o papel da Psicologia no contexto do trabalho com surdos. Motivou-me a impressão de que o encontro entre esses dois campos, de pesquisa e atuação, pode levar a uma transformação mútua, com repercussões benéficas para ambos. Com foco na Psicologia do Desenvolvimento, âmbito em que se abriga este doutorado, procuro refletir sobre os diferentes espaços e formas de interlocução possíveis entre a Psicologia e a surdez e pensar as especificidades da atuação do psicólogo que trabalha com surdos. Esta tese tem um caráter interdisciplinar e, além dos referenciais supracitados, dialoga com a Psicanálise, as Epistemologias do Sul e as Neurociências. Algumas ideias e conceitos de Foucault servem como lastro para problematizar os temas tratados. São apresentados seis artigos que ensaiam responder a duas perguntas, em torno das quais se estrutura o trabalho. A primeira questiona a pertinência e a utilidade em pensar uma Psicologia da Surdez, e é abordada a partir das dimensões psíquica, social e cognitiva, tendo como tema, a estruturação psíquica do surdo, a construção de uma identidade social e a aquisição da leitura e escrita, respectivamente. A segunda pergunta diz respeito à especificidade do trabalho do psicólogo com a pessoa surda e sua família, e é abordada por meio de uma revisão da produção científica da Psicologia brasileira sobre o tema, da análise de entrevistas realizadas com psicólogos e da identificação de espaços onde a psicologia falta. Como resultado, defendo uma proposta de Psicologia da Surdez que se afaste de uma associação direta entre a perda auditiva e um conjunto de características cognitivas e psíquicas, mas que considere as especificidades do desenvolvimento do surdo e de seu estar no mundo: a Outra Psicologia da Outra Surdez.pt_BR
dc.description.abstractThe present PhD project, entitled For Other Psychology of Deafness, emerges as a development of my Master's degree research, that investigated the meanings produced by two deaf young women regarding their experiences as higher education students. The contact with Disability Studies and Deaf Studies, whose proposals are, respectively, the social model of disability and the understanding of deafness as a linguistic and cultural difference, has triggered questions about the role played by Psychology in the attention to deaf people. I was motivated by the impression that the encounter between these two fields of research and practice could lead to mutual transformation, with reciprocal benefits. Using a Developmental Psychology perspective, I aim to reflect on the different possibilities of intersections between Psychology and deafness and about the specificities of the practice of a psychologist with the deaf persons. This approach has an interdisciplinary character: in addition to the aforementioned references, it dialogues with Epistemologies of the South, Neurosciences and Psychoanalysis, including some of Foucault’s ideas and concepts. Six papers are produced and presented in an attempt to answer two questions, around which the project is structured. The first one inquiries about the relevance and usefulness of thinking about a Psychology of Deafness, and is approached from the psychic, social and cognitive dimensions, having as their respective themes the psychic constitution of the deaf person, the construction of a social identity and the acquisition of reading and writing. The second question concerns the specificity of the psychologist's work with deaf persons and their families, and is approached through a review of the scientific production of Brazilian psychology on the subject, analysis of interviews with psychologists and identification of spaces which lack a psychological approach. As a result, I advocate for a Psychology of Deafness that overcomes a direct association between hearing loss and a set of cognitive and psychic characteristics, but rather considers the specificities of the development of deaf persons and their being in the world.pt_BR
dc.description.sponsorshipFapesb; Capespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia.pt_BR
dc.subjectSurdez.pt_BR
dc.subjectPsicologia da Surdez.pt_BR
dc.subjectDeficiência.pt_BR
dc.subjectInterdisciplina.pt_BR
dc.subjectPsicologia do Desenvolvimento.pt_BR
dc.subjectDeficientes auditivos - estudo de casos.pt_BR
dc.subjectSurdez – Psicologia.pt_BR
dc.subjectEstudantes - Educação (Superior).pt_BR
dc.titlePor outra psicologia da outra surdezpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMartins, Bruno Daniel Gomes de Sena-
dc.contributor.refereesPedrosa, Maria Isabel Patrício de Carvalho-
dc.contributor.refereesDazzani, Maria Virgínia Machado-
dc.contributor.refereesOliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
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