Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZamparoni, Valdemir Donizette-
dc.contributor.authorJaime, Simão-
dc.creatorJaime, Simão-
dc.date.accessioned2017-08-21T17:52:47Z-
dc.date.available2017-08-21T17:52:47Z-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24069-
dc.description.abstractA presente Dissertação tem como objetivo analisar o impacto da chegada e fixação da Igreja Metodista Episcopal em Moçambique (IME) na mudança dos valores culturais das populações ancestrais, mais concretamente nas Circunscrições de Morrumbene e Homoíne, no distrito de Inhambane, no período entre 1890 e 1955, bem como o seu papel na formação e educação no seu seio. Partindo da abordagem sobre a relação Igreja Católica e o Estado colonial português, descreve o processo da instalação da IME desde a chegada da American Board e a reação das populações ancestrais destas circunscrições perante a “campanha” da sua evangelização; analisa que transformações sociais, econômicas, religiosas e educacionais decorreram deste contacto. Na área de formação e educação, se concentra na construção e funcionamento das suas escolas, o processo de ingresso, os currículos lecionados e o acesso às bolsas para a continuação de estudos. Usa basicamente o método qualitativo, confrontando a bibliografia geral sobre a religião e educação em Moçambique, os relatórios da IME, a documentação da Direção dos Serviços e Negócios Indígenas, do Governo Geral de Moçambique e algumas entrevistas resultantes do trabalho de campo. Deste confronto conclui que, por um lado, apesar dos novos valores incutidos nas pessoas convertidas, algumas práticas como o lobolo, a poligamia, a crença e adoração aos espíritos dos antepassados não foram erradicados, e por outro lado a IME contribuiu na formação secular dos seus membros através das suas escolas, mas sempre sujeito ao controle legal da administração colonial.pt_BR
dc.description.abstractThe topic of this Dissertation is Episcopal Methodist Church, Training and Education in Morrumbene and Homoine Circunscrition, in Inhambane District, since 1890 until 1955. Which was the impact in the ancestral people when this Church arrived, particularly on their culture values and what the IME did in the training and education area? I use the qualitative method to check the general bibliography about religion and education in Mozambique and also the archives of colonial period as the Serviços dos Negócios Indígenas and Governo Geral; the reports of IME and the interviews with some members of IME in Morrumbene and Homoine. I conclude that, even with the IME evangelization in order to convert the persons some culture values like “lobolo, poligamia and crença nos espíritos dos antepassados”, never disappeared. But, IME had some contribute in the training of their members in their schools, although every control by the Colonial Administration.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEvangelizaçãopt_BR
dc.subjectValores culturaispt_BR
dc.subjectConversãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleIgreja Metodista Episcopal, formação e educação nas circunscrições de Morrumbene e Homoíne, no distrito de Inhambane, 1890-1955pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coHedges, David-
dc.contributor.refereesParés, Luis Nicolau-
dc.contributor.refereesDepelchin, Jacques-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanospt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PÓS-AFRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_SJaime.pdf7,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.