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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paixão, Roberto Brazileiro | - |
dc.contributor.author | Santos, Marcos Antônio Rodrigues dos | - |
dc.creator | Santos, Marcos Antônio Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-18T20:30:19Z | - |
dc.date.available | 2017-08-18T20:30:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2017-04-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24052 | - |
dc.description.abstract | A responsabilidade social impõe aos gestores de programas profissionalizantes a racionalização e a otimização do emprego dos recursos organizacionais. O discente, como principal receptor de um programa de treinamento e desenvolvimento profissional, pode substantivamente indicar as oportunidades de melhoria e os pontos fortes do programa, subsidiando a tomada de decisão dos gestores. Nesta pesquisa, com base em indicadores institucionais propostos, buscou-se analisar a percepção dos egressos do programa de pós-graduação para oficiais da linha de ensino complementar oferecido pelo Sistema de Educação Superior Militar do Exército Brasileiro (SESME) em relação ao contraste entre a importância de tais indicadores e a avaliação de um programa com a utilização dos mesmos. Participaram da pesquisa 129 egressos do programa, submetidos a um questionário baseado numa escala Likert de seis pontos, distribuído por meio de survey eletrônica, cuja análise efetivouse com base em estatísticas descritivas, teste não-paramétrico dos postos com sinais de Wilcoxon e o coeficiente de correlação por postos de Spearman. Os resultados da pesquisa trazem contribuições válidas à avaliação e à atualização de programas, quais sejam: a) identificação de indicadores institucionais integrados, coerentes com a avaliação centrada nos objetivos, suficientes para aferir o mérito do programa; b) identificação da relevância e priorização dos aspectos práticos no conteúdo de um programa de treinamento e desenvolvimento profissional, secundados por assuntos de interesse eminentemente acadêmicos, na percepção de egressos; c) reflexão sobre a pertinência das fontes de informação para a construção de objetivos propostas por Tyler (1975), como dimensões avaliativas do programa; d) Identificação da relevância conferida pelos egressos à socialização e desenvolvimento dos valores institucionais no conteúdo do programa, num curso organizacional de formação profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | A responsabilidade social impõe aos gestores de programas profissionalizantes a racionalização e a otimização do emprego dos recursos organizacionais. O discente, como principal receptor de um programa de treinamento e desenvolvimento profissional, pode substantivamente indicar as oportunidades de melhoria e os pontos fortes do programa, subsidiando a tomada de decisão dos gestores. Nesta pesquisa, com base em indicadores institucionais propostos, buscou-se analisar a percepção dos egressos do programa de pós-graduação para oficiais da linha de ensino complementar oferecido pelo Sistema de Educação Superior Militar do Exército Brasileiro (SESME) em relação ao contraste entre a importância de tais indicadores e a avaliação de um programa com a utilização dos mesmos. Participaram da pesquisa 129 egressos do programa, submetidos a um questionário baseado numa escala Likert de seis pontos, distribuído por meio de survey eletrônica, cuja análise efetivouse com base em estatísticas descritivas, teste não-paramétrico dos postos com sinais de Wilcoxon e o coeficiente de correlação por postos de Spearman. Os resultados da pesquisa trazem contribuições válidas à avaliação e à atualização de programas, quais sejam: a) identificação de indicadores institucionais integrados, coerentes com a avaliação centrada nos objetivos, suficientes para aferir o mérito do programa; b) identificação da relevância e priorização dos aspectos práticos no conteúdo de um programa de treinamento e desenvolvimento profissional, secundados por assuntos de interesse eminentemente acadêmicos, na percepção de egressos; c) reflexão sobre a pertinência das fontes de informação para a construção de objetivos propostas por Tyler (1975), como dimensões avaliativas do programa; d) Identificação da relevância conferida pelos egressos à socialização e desenvolvimento dos valores institucionais no conteúdo do programa, num curso organizacional de formação profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indicadores | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de egressos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de programa | pt_BR |
dc.title | Indicadores para avaliação institucional do Sistema de Educação Superior do Exército Brasileiro: percepções dos egressos da linha de ensino complementar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Glauria Janaina dos | - |
dc.contributor.referees | Marback Neto, Guilherme | - |
dc.publisher.departament | Escola de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | NPGA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (NPGA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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