Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBruni, Adriano Leal-
dc.contributor.authorFontanelli, Flavio Santos-
dc.creatorFontanelli, Flavio Santos-
dc.date.accessioned2017-08-18T19:41:58Z-
dc.date.available2017-08-18T19:41:58Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.date.submitted2014-09-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24043-
dc.description.abstractO interesse crescente por uma agenda de pesquisa sobre a importância da inovação na construção de vantagem competitiva por empresas faz parte de amplo campo de estudos e vem sendo fortemente influenciada pelas transformações sociais, culturais e econômicas associadas às mudanças introduzidas por uma economia cada vez mais baseada no conhecimento. Neste contexto, o presente trabalho busca analisar os efeitos e impactos de investimentos em capacidade de inovar no desempenho das empresas italianas. Utilizando os dados e informações disponibilizados pela pesquisa CIS/ISTAT para empresas do setor de transformação italiano, investigou-se se investimentos em diversas dimensões da capacidade de inovar resultaram em inovações e se essas inovações resultaram em desempenho superior. Por meio de um conjunto de modelos econométricos encontrou-se uma relação positiva e significativa entre investimentos em capacidade de inovar e a ocorrência de inovações durante os anos 2008 e 2010. Entretanto, a relação entre inovação e capacidade de inovar e desempenho superior não foi capturada pelos modelos econométricos estimados. Os resultados do presente trabalho, portanto, confirmam apenas parcialmente achados de estudos similares.pt_BR
dc.description.abstractThe growing interest on a research agenda about the role of innovation in gaining competitive advantage by companies is part of a broader academic field and has been influenced by the economic, social and cultural transformations associated with changes of an increasingly knowledge-based economy. The objective of this study is to analyze the impact of investments in innovation capabilities over the performance of Italian firms. Using secondary data of the Italian manufacturing sectors available at CIS/ISTAT, it was possible to investigate whether investments in innovation capabilities result into innovations and whether innovations influence firm performance. Through multiple linear regression models, this study shows that there is a positive and statistically significant relationship between innovation capabilities indicators and the incidence of innovations during the three-year period of 2008 and 2010. However, the results show that there is no significant relationship between innovation indicators and performance measures, partially corroborating the findings of similar studies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectDesempenho empresarialpt_BR
dc.subjectEficiência organizacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectItáliapt_BR
dc.titleInovação, visão baseada em recursos e vantagem competitiva.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMotta, Gustavo da Silva-
dc.contributor.refereesCabral, Sandro-
dc.contributor.refereesAndrade, José Célio Silveira-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flávio Fontanelli.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.