Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGondim, Sônia Maria Guedes-
dc.contributor.authorDourado, Pérola Cavalcante-
dc.creatorDourado, Pérola Cavalcante-
dc.date.accessioned2017-08-14T17:38:27Z-
dc.date.available2017-08-14T17:38:27Z-
dc.date.issued2017-08-14-
dc.date.submitted2016-05-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23973-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a percepção de docentes universitários sobre os processos de aprendizagem de competências e seu desempenho percebido no cargo, bem como o papel moderador exercido pelo suporte organizacional na relação entre a aprendizagem individual e a percepção do desempenho docente. Para explorar a relação entre aprendizagem de competências, suporte e desempenho no cargo, foi realizada uma pesquisa com 275 docentes da Universidade Federal da Bahia, utilizando o inventário de percepção de aprendizagem de competências, suporte à transferência e desempenho docente usado no estudo de Pereira, Loiola e Gondim (2016), com evidências de validação em um instituto federal de educação superior. Neste novo estudo, confirmou-se tanto a estrutura fatorial do instrumento quanto o modelo proposto, em que a aprendizagem docente nas quatro atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão apresenta-se como o melhor preditor de percepção de desempenho. O suporte organizacional também se mostrou preditor do desempenho percebido pelo docente nas dimensões de ensino, extensão e gestão; porém, não foram encontradas evidências de que o suporte modera as relações entre as aprendizagens docentes e o desempenho percebido nas quatro atividades.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes the perception of university professors about the process of competence acquisition and their own perceived performance at work, as well as the moderating role played by the organizational support in the relationship between individual learning and perception of teaching performance. To explore the relationship between competence acquisition, support, and performance at work, a survey was conducted with 275 professors of the Federal University of Bahia, Brazil, using the inventory of perception of competence acquisition, support to transfer and professor’s performance adopted by the study of Pereira, Loiola and Gondim (2016), and validated in a higher education federal institute. This new study confirms both the factorial structure of the instrument and the proposed model, in which the professor’s learning regarding each of the four main activities of teaching, research, extension, and management presents itself as the best predictor of performance perception. Organizational support also appeared as a predictor of performance perceived by the professors in relation to teaching, extension, and management; also, wasn’t found evidences of moderate in the relationship between learning and perceived performance in the four mean activities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem individual.pt_BR
dc.subjectSuporte organizacional.pt_BR
dc.subjectDesempenho docente.pt_BR
dc.titleAprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesJanissek, Janice Aparecida-
dc.contributor.refereesSilva, Luciana Mourão Cerqueira e-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqIndivíduo e Trabalho: processos micro-organizacionaispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_perola_cavalcante_dourado.pdf8,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.