Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23924
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impacto da idade sobre o desenvolvimento de vasoespasmo cerebral em fase aguda da hemorragia subaracnóide aneurismática
Autor(es): Barreto, Rafaela Sant’Anna
Autor(es): Barreto, Rafaela Sant’Anna
Abstract: Dentre as complicações decorrentes das hemorragias subaracnóides cerebrais, a mais prevalente é o vasoespasmo. Cerca de 50% das mortes em pacientes com HSAa são atribuídas a essa afecção clínica. Existe significativa discussão na literatura a respeito do impacto da idade avançada no desenvolvimento do vasoespasmo. Objetivo: Nesse contexto, o presente estudo se propõe a investigar o impacto da idade sobre o desenvolvimento de vasoespasmo cerebral usando angiografias cerebrais como parâmetro de avaliação objetiva em grupos de indivíduos que apresentem semelhante distribuição em termos de volume de hemorragia. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal de caráter observacional, retrospectivo, analítico e com análise secundária de dados. Foram analisados os prontuários eletrônicos de 84 pacientes com HSAa. Desses, 24 apresentaram vasoespasmo cerebral documentado em angiografia cerebral diagnóstica. A ocorrência do desfecho foi verificada em grupos de idade pré-estabelecidos. Resultados: Na amostra de 84 pacientes com HSAa, a média de idade (dp) foi de 52,6 (± 13,1) anos, sendo que 65 (77,4%) eram do sexo feminino. Observou-se que 65 (82,3%) pacientes tiveram diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica e 8 (12,7%) de Diabetes Mellitus. Nos pacientes mais jovens (<40 anos), 29,4% apresentaram VC, já no grupo com idade ≥ 40 e < 65 anos, 28,3% apresentaram VC e no grupo ≥ 65 anos, 28,6% apresentaram o desfecho esperado. Conclusão: Os indivíduos com idade inferior a 40 anos tiveram mais vasoespasmo cerebral que os demais grupos. A maioria dos indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos apresentaram vasoespasmo cerebral grave. A maioria dos indivíduos do com idade inferior a 40 anos, apresentaram vasoespasmo cerebral leve. Dos nove pacientes que foram a óbito, seis apresentaram vasoespasmo grave.
Palavras-chave: Hemorragia subaracnóide cerebral
Vasoespasmo cerebral
Idade
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23924
Data do documento: 10-Ago-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Sant_Anna Barreto.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.