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dc.contributor.advisorPenteado Filho, Paulo de Arruda-
dc.contributor.authorSouza, Sofia Silva de-
dc.creatorSouza, Sofia Silva de-
dc.date.accessioned2017-08-07T23:48:01Z-
dc.date.available2017-08-07T23:48:01Z-
dc.date.issued2017-08-07-
dc.date.submitted2014-05-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23868-
dc.description.abstractEsta tese teve como objetivo analisar as representações sociais do fenômeno da Educação a Distância (EAD) junto aos docentes de duas universidades públicas baianas estabelecidas na cidade de Salvador. As universidades foram escolhidas por estarem inseridas no mesmo contexto cultural, mas passaram por processos distintos de implantação da EAD. Para tanto, foram adotados os pressupostos da teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978), que define por representações sociais (RS) um conjunto de opiniões, crenças ou valores que são socialmente construídos em grupos delimitados em relação a um determinado objeto, como uma estratégia particular de apropriação dos grupos para orientar e justificar as tomadas de decisão em relação ao objeto; e da teoria da Abordagem Estrutural das Representações Sociais (Abric, 1998; 2003), que leva à identificação de quais são as palavras e as expressões que têm maior importância no significado de uma determinada RS, estruturando a apresentação destas palavras num núcleo central e um sistema periférico para cada representação social. O resultado não confirmou a hipótese norteadora que indicava a possibilidade de haver duas representações sociais distintas, com um padrão único de diferenciação, pois as representações se mostram parcialmente semelhantes. Assim, pode-se concluir que as representações são, no geral, compartilhadas e que os diferentes estágios de desenvolvimento da EAD nas duas IES pesquisadas não afetam de forma importante em como é pensada a EAD.pt_BR
dc.description.sponsorshipThis thesis aimed to analyze the social representations of the phenomenon of distance education with the faculty of two public universities established in the city of Salvador, Bahia. The universities were chosen because they are inserted in the same cultural context, but passed through different processes of implementation of distance education. To do so, were adopted the assumptions of the theory of social representations (Moscovici, 1978), which defines social representations (RS) a set of opinions, beliefs or values that are socially constructed into groups defined for a given object, such as a particular strategy of appropriation of the groups to guide and justify the decision in relation to the object; the Structural Approach and theory of social representations (Abric, 1998; 2003), which leads to the identification of what are the words and expressions that have greater importance in the meaning of a particular RS, structuring the presentation of these words in a central core and a peripheral system for each social representation. The result confirmed the guiding hypothesis that indicated the possibility of having two distinct social representations,with a unique pattern of differentiation, since the representations are partly similar.Then, we can conclude that the representations are shared and different stages of development of the distance education in the two universities surveyed do not affect so important in how is thought to distance education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectUniversidade Virtualpt_BR
dc.titleRepresentações sociais entre docentes sobre a educação a distância em duas universidades públicas baianas: a Universidade Federal da Bahia e a Universidade do Estado da Bahia.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da-
dc.contributor.refereesOliveira, Roberval Passos de-
dc.contributor.refereesAraujo, Rosangela Janja Costa-
dc.contributor.refereesSchommer, Paula Chies-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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