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dc.contributor.advisorAlcoforado, Ihering Guedes-
dc.contributor.authorPietrobon Junior, Marcelus Cesar-
dc.creatorPietrobon Junior, Marcelus Cesar-
dc.date.accessioned2017-08-07T15:48:33Z-
dc.date.available2017-08-07T15:48:33Z-
dc.date.issued2017-08-07-
dc.date.submitted2017-04-05-
dc.identifier.issnTrabalho de Conclusão de Curso-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23856-
dc.description.abstractAo longo do século XX o setor automotivo foi o responsável por trazer as maiores inovações para a produção em larga escala. O Fordismo e o Toyotismo foram amplamente difundidos e suas características permanecem na maior parte das firmas. Atualmente, as atenções têm sido voltadas para obtenção de vantagens competitivas através de melhorias de processos internos ao negócio. Neste sentido, grandes empresas tem trabalhado a gestão de suprimentos outsourcing buscando a integração com outras áreas funcionais de forma a ter alinhamento de suas estratégias de operações internas e externas com a sua estratégia corporativa. O primeiro passo no sentido da integração dos fornecedores acontece no processo de desenvolvimento do produto, atividade estratégica para a montadora. Como consequência, no âmbito acadêmico faz-se necessário a análise dos fatores determinantes para o sucesso destes modos de produção. Este trabalho de pesquisa tem como objeto a atuação estratégica da área de compras no processo de desenvolvimento de produtos em uma montadora de automóveis. O objetivo é explicitar e justificar cada um dos seus passos, conceituando-os através da ótica dos contratos.pt_BR
dc.description.abstractThroughout the twentieth century the automotive sector was responsible for bringing the greatest innovations to large-scale production. Fordism and Toyotism have been widely diffused and their characteristics remain in most firms. Currently, attention has been focused on obtaining competitive advantages through internal business process improvements. In this sense, large companies have worked outsourcing supply management seeking integration with other functional areas in order to have alignment of their internal and external operations strategies with their corporate strategy. The first step towards the integration of suppliers happens in the process of product development, a strategic activity for the automotive industry. As consequence, in the academic sphere it is necessary to analyze the determinants for the success of these modes of production. This research work has as object the strategic performance of the purchasing area in the process of product development in an automobile assembly plant. The objective is to explain and justify each of its steps, conceptualizing them through the perspective of contracts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectOutsorcingpt_BR
dc.subjectGestão de suprimentospt_BR
dc.subjectAutomóveis - Indústriapt_BR
dc.titleEstratégias de compras no processo de desenvolvimento de produtos: um estudo de caso no setor automotivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesFerreira Júnior, Hamilton de Moura-
dc.contributor.refereesCavalcanti, Ivanessa Thaiane do Nascimento-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia industrialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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