Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23848
Tipo: Dissertação
Título: Comportamento do consumidor: a influência do smartphone no processo de decisão do consumidor
Autor(es): Almeida, Nayane Monteiro de
Autor(es): Almeida, Nayane Monteiro de
Abstract: O movimento de conectividade observado em escala mundial afeta não somente a informação ou a comunicação, mas também o funcionamento econômico e as relações de consumo. A rápida propagação das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) ajuda a conectar os indivíduos e esses, na condição de consumidores, tornam-se cada vez mais ativos, informados e exigentes. Vale ressaltar que a cada dia os indivíduos são convidados a consumir algo, seja um produto, serviço ou ideia, objetivando satisfazer uma necessidade ou um desejo. Apreender que o consumo é fruto de decisões tomadas e entender o comportamento do consumidor requer a apreciação de como os indivíduos tomam suas decisões de compra e de consumo. Para que o indivíduo decida consumir algo, ele perpassa por uma série de etapas do chamado Processo de Decisão de Compra ou Processo de Decisão do Consumidor (PDC). Assim, o objetivo geral desta dissertação é verificar as influências que o smartphone exerce no Processo de Decisão do Consumidor. O estudo realizado é de caráter descritivo e de natureza quantitativa, o qual utilizou um questionário como instrumento de coleta de dados. A amostra final válida foi de 728 indivíduos, sendo que a maioria dos respondentes estava localizada em Fortaleza/CE. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise fatorial e a correlação de Spearman. A análise revelou que há fatores presentes em cada construto que concentram as variáveis do estudo e que ajudam a compreender melhor as influências do dispositivo móvel. Concluiu-se ainda que o instrumento de pesquisa conseguiu medir a influência do uso do smartphone nas fases Avaliação Pós-Compra, Descarte e Consumo, porém foi insuficiente para aferir tal influência nas fases Reconhecimento da Necessidade,Busca de Informações, Avaliação das Alternativas e Compra. A contribuição do estudo está em ampliar o conhecimento da teoria do comportamento do consumidor, principalmente no que diz respeito aos dispositivos móveis e smartphones, uma vez que tais aparelhos se pulverizaram na sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Processo de Decisão do Consumidor
Comportamento do Consumidor
Dispositivos Móveis
Smartphone
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23848
Data do documento: 4-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nayane Monteiro.pdf4,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.