Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23751
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sintomas de refluxo relatados por pacientes com asma grave
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Feitosa, Carolina Rocha dos Santos
Oliveira, Bruna Geórgia Lordêlo Seixas de
Scarpel, Renata Darc
Campos, Paulo Sérgio Flores
Autor(es): Feitosa, Carolina Rocha dos Santos
Oliveira, Bruna Geórgia Lordêlo Seixas de
Scarpel, Renata Darc
Campos, Paulo Sérgio Flores
Abstract: Introdução: a asma é uma inflamação crônica das vias aéreas, caracterizada por hiperresponsividade brônquica, limitação reversível do fluxo aéreo, sibilância, tosse, dentre outros. Apresenta diversos fenótipos, alta incidência no mundo e pode estar relacionada a diversas complicações, em decorrência do seu mau controle. O refluxo gastroesofágico tem sido associado à apresentação clínica da asma. Apesar da sua alta frequência na população com asma, estudos buscam se aprofundar na sua etiologia, nas complicações e na sua relação com o controle da doença. Objetivo: investigar a presença de queixas de refluxo gastroesofágico em pacientes com asma e a relação com o controle da doença. Metodologia: estudo descritivo, a partir da coleta de dados secundários de questionários sorteados, referentes a pacientes com asma grave, de ambos os sexos, acima de 18 anos, acompanhados pelo Programa de Controle da Asma e da Rinite Alérgica. Resultados: total de 40 prontuários, com predominância de pacientes do sexo feminino (85%), com média de idade de 53,18±14,97 anos, entre as faixas de sobrepeso e obesidade (62,5%), com renda de 0 a 2 salários-mínimos (95%), com 50% dos indivíduos apresentando ausência de mais de 50% das unidades dentárias e nível de escolaridade entre o ensino médio e o fundamental (60%). A idade média de diagnóstico da asma foi 19,09 ±19,39. O tempo médio de diagnóstico da asma foi 34,85 ± 19,46. A média dos escores para o QS-DRGE foi de 10,4±7,85 e para o ACQ6 foi de 1,65±1,33. 0). A pontuação do escore QS-DRGE para os indivíduos com asma não controlada foi maior que para os indivíduos controlados. A razão de prevalência de queixa de refluxo em pacientes asmáticos foi de 1,35. O coeficiente de Spearman foi de 0,641. Conclusão: O refluxo foi frequentemente relatado por pacientes com asma e foi associado à ausência de controle da doença, porém foi encontrada uma fraca correlação entre as variáveis.
Palavras-chave: Refluxo gastroesofágico
Asma
Controle da doença
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: FEITOSA, C. R. dos S.et al. Sintomas de refluxo relatados por pacientes com asma grave. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 3, p. 341-347, set./dez. 2016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23751
Data do documento: Set-2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5-V.15, n.3.pdf691,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.