Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23750
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Misofonia: quando o som não embala mas abala
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Cordeiro, Bianca Bastos
Souza, Gabriela Di Filippo
Mendes, Carlos Maurício Cardeal
Autor(es): Cordeiro, Bianca Bastos
Souza, Gabriela Di Filippo
Mendes, Carlos Maurício Cardeal
Abstract: Introdução: a misofonia é uma condição crônica caracterizada por experiências emocionais desagradáveis em resposta a sons específicos. Existem poucos estudos que podem contribuir para o desenvolvimento de um modelo teórico para entender a misofonia e os fenômenos relativos a ela, bem como o seu tratamento. Objetivo: revisar a literatura sobre a misofonia e suas implicações, diagnóstico e possíveis tratamentos, numa perspectiva atual. Metodologia: foi realizada uma busca na literatura nas principais bases de dados online, utilizando o termo misofonia. Após análise dos resumos, 13 artigos foram selecionados para análise detalhada. Resultados: pouco ainda se sabe sobre os aspectos fisiopatológicos da misofonia e acredita-se que há um envolvimento dos sistemas límbico e autonômico na severidade das respostas aos chamados sons gatilhos. Os principais sons que desencadeiam respostas de aversão no indivíduo misofônico envolvem mastigação, respiração e outros sons de padrão repetitivo. Não há um consenso no melhor método diagnóstico desta condição e o tratamento também não segue uma padronização, podendo envolver terapia de habituação ao som, terapia cognitivo comportamental e utilização de medicamentos. Conclusão: a misofonia é uma condição que se mostra cada vez mais comum e que pode afetar muito a vida do indivíduo que a possui. No entanto, o entendimento sobre o mecanismo neurobiológico, os aspectos fisiopatológicos, a caracterização clínica, o diagnóstico e tratamento desse fenômeno ainda é evasivo.
Palavras-chave: Misofonia
Hiperacusia
Transtornos da Audição
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: CORDEIRO, B. B.; SOUZA, G. Di F.; MENDES, C.M. C. Misofonia: quando o som não embala mas abala. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 3, p. 337-340, set./dez. 2016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23750
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4-V.15, n.3.pdf617,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.