Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23712
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A especificidade dos acervos de arte popular na documentação museológica: o caso do Solar Ferrão
Autor(es): Freitas, Taline Inuã Cunha
Autor(es): Freitas, Taline Inuã Cunha
Abstract: Este texto analisa a documentação museológica feita para a Coleção de Arte Popular, localizado no Centro Cultural Solar Ferrão. Inicialmente, discute a documentação museológica, destacando os sistemas documentais e instrumentos de registros para todo perfil de acervo, caracterizando os pontos principais que deve possuir em uma documentação, estabelecendo conceitos teóricos de gerenciamento de acervo. A seguir, é feita uma abordagem dos conceitos relacionados à cultura popular, arte popular e sobre uma documentação museológica característica a acervos de arte popular. E por fim, apresenta a documentação museológica desenvolvida, até a presente data, para a Coleção de Arte Popular do Centro Cultural Solar Ferrão, abordando as particularidades para este tipo de acervo.
Este texto se refiere as las análises de una documentación museológica hecha para la Colección de Arte Popular, ubicada en el Centro Cultural Solar Ferrão. Inicialmente, se analiza la documentación de los museos, destacando los sistemas documentacionales y registros de instrumentos para todos los perfiles de colecciones, caracterizando los puntos principales que se deben tener en cuenta en la documentación, estableciéndose los conceptos teóricos de la gestión de acervos. A continuación, es abordado un enfoque de conceptos relacionados con la cultura popular, arte popular y sobre una documentación museológica que caracteriza las colecciones de arte popular. Por último, se presenta la documentación desarrollada en el Centro Cultural Solar Ferrão, hasta la fecha, para el acervo de Arte Popular.
Palavras-chave: Documentação museológica
Arte popular
Solar Ferrão
Documentación Museológica
País: Brasil
Sigla da Instituição: FFCH - Departamento de Museologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23712
Data do documento: 28-Jul-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
taline-final.pdfDocumentação museológica5,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.