Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.authorSantana, Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira de-
dc.creatorSantana, Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira de-
dc.date.accessioned2017-07-24T11:04:25Z-
dc.date.available2017-07-24T11:04:25Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.date.submitted2015-02-
dc.identifier.other78.071.2-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23626-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo principal avaliar o Curso de Graduação em Regência da EMUS/UFB, relacionando-o com os Cursos de Graduação em Regência de outras Instituições de Ensino Superior no Brasil comparando-os em seus objetivos formativos. Como objetivos específicos, buscou-se descrever os programas gerais dos cursos e o desenvolvimento discente do curso oferecido pela EMUS/UFBA nos últimos quarenta e três anos, através da relação ingresso versus egressos. A metodologia, com abordagem quantitativa, foi estruturada em duas partes: na primeira parte foi realizado um levantamento das Instituições cadastradas no e-MEC e que oferecem o bacharelado em Regência; na segunda parte, o levantamento dos dados de ingressos e egressos, bem como o da estrutura curricular da Graduação em Regência da EMUS/UFBA. A pesquisa apoiou-se na defesa do currículo como construção social, ação essa que envolve todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem. Outra base utilizada para a fundamentação teórica são os saberes musicais e extra musicais necessários ao regente. Ao final, a principal contribuição dessa pesquisa são as inferências advindas dos resultados encontrados: a apresentação das graduações em Regência no Brasil, suas matrizes curriculares, divulgando o leque de possibilidades para a formação em regência, além de fomentar uma discussão sobre a diversidade dos bacharelados existentes, contrapostos às exigências mercadológicas, sociais e às limitações curriculares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegênciapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectGraduação em Regênciapt_BR
dc.titleFORMAÇÃO E PREPARAÇÃO PROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO EM REGÊNCIA: O CASO UFBA E SUAS RELAÇÕES COM OUTROS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM REGÊNCIA NO BRASILpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFonseca, Ângelo Rafael Palma da-
dc.contributor.refereesTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.publisher.departamentEscola de Música da UFBApt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação versão final_PPGMUS_repositório.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.