Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRANDÃO, José Maurício Valle-
dc.contributor.authorPINHEIRO, Fabiola de Oliveira Fernandes-
dc.creatorPINHEIRO, Fabiola de Oliveira Fernandes-
dc.date.accessioned2017-07-24T10:58:35Z-
dc.date.available2017-07-24T10:58:35Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.date.submitted2016-10-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23625-
dc.description.abstractEste trabalho busca investigar o repertório para piano com referências religiosas católicas, em especial, a música composta por José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010). Para tanto, buscou-se a familiarização com bibliografia referente à área de Teomusicologia, com vistas a fundamentar a pesquisa presente. As considerações de cunho analítico, por sua vez, são largamente baseadas em textos de comprehensive musicianship. Após uma revisão de literatura, foram constatados aspectos como os muitas vezes tênues limites entre a música designada para o templo (música sacra) e a música designada para a sala de concertos (música de concerto), bem como numerosos precedentes na composição de música católica para piano. Por fim, um pequeno porém significativo recorte de obras pianísticas de Almeida Prado é discutido: Ad Laudes Matutinas (1972), Poesilúdio n. 11 “Noites de Solesmes” (1985) e Toccata da Alegria (1996).pt_BR
dc.description.abstractThis work aims at investigating piano repertoire with catholic religious references, especially the music composed by José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010). Therefore, it was necessary to become familiar with publications in the area of Theomusicology as the foundation of the present research. Considerations of analytical nature are largely based on comprehensive musicianship texts. After a literature review, comparisons of the tenuous limits between music designated for the temple (sacred music) and music designated for the concert hall (concert music) have been presented, as well as an examination of numerous precedents in the composition of catholic music for piano. To conclude, a small but significant collection of Almeida Prado’s pianistic works is discussed:Ad Laudes Matutinas (1972), Poesilúdio n. 11 “Noites de Solesmes” (1985) [Nights of Solesmes] and Toccata da Alegria (1996) [Joy Toccata].pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcatolicismopt_BR
dc.subjectmúsica para pianopt_BR
dc.subjectAlmeida Pradopt_BR
dc.titleElementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Pradopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coFONSECA, Diana Santiago da-
dc.contributor.refereesQUEIROZ, Flavio José Gomes de-
dc.contributor.refereesSANTOS, Gilson Magno dos-
dc.contributor.refereesKONOPLEVA, Ekaterina-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqExecução Musicalpt_BR
dc.subject.cnpqTeomusicologiapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUTORADO - fabiola.pdf6,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.