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Tipo: Tese
Título: Sentido de tornar-se responsável pelo cuidado nas vivências dos estudantes de Enfermagem
Autor(es): Lima, Adriana Braitt
Autor(es): Lima, Adriana Braitt
Abstract: Os estudantes de enfermagem, nos cenários de cuidado, vivenciam situações concretas que podem deixar marcas por toda vida. Sentimentos e inquietações podem emergir dessas vivências, assim como o sentido de tornar-se responsável pelo cuidado. Este estudo teve como objetivo compreender o sentido de tornar-se responsável pelo cuidado nas vivências de estudantes de enfermagem. A abordagem fenomenológica foi fundamental para descrição, redução e compreensão dos depoimentos de quinze estudantes de enfermagem, devidamente esclarecidos sobre a pesquisa, matriculados em curso de graduação de uma universidade pública na cidade de Salvador, Bahia. A entrevista fenomenológica aconteceu entre os meses de outubro e dezembro de 2015, após a aprovação do projeto pelo Parecer nº 965.120 do Comitê de Ética em Pesquisa. A compreensão dos depoimentos seguiu a trajetória da análise ideográfica e nomotética, além do referencial teórico-filosófico da Análise Existencial de Viktor Frankl. Assim, emergiram as categorias empíricas: Vivências de aprendizagem para tornar-se responsável pelo cuidado; Vivências de valores no processo de tornar-se responsável pelo cuidado; Vivências das ponderações sobre as alternativas e consequências do tornar-se responsável pelo cuidado; e Vivências de sentimentos e atitudes ao assumir responsabilidade. Após a análise, compreendeu-se que as vivências dos estudantes de enfermagem no sentido de tornar-se responsável pelo cuidado são gradativas, pesam ao longo da formação profissional ao lidar com a vida humana e ao assimilar conteúdos teórico-práticos. Tais vivências levam à noodinâmica, à tensão pelo temor, ao medo e à fuga da responsabilidade, resultando em sentimentos de ansiedade e insegurança. O estudante, guiado pelo sentido assentado em valores, sendo pessoa espiritual, chega à atitude de decisão pelo ato responsável com sentimentos de empolgação, motivação e tranquilidade. O encontro de sentido de cada estudante é singular, e a situação é concreta, por ser ampla de possibilidades. Os valores de criação foram revelados nas atividades teóricas e práticas de cuidado, de participação em pesquisa, na descrição de enfermeiras-modelo, na atividade de educador de saúde e pela meta de se formar em enfermagem. Os valores de vivência emergiram na dedicação em estudar, na alteridade, no diálogo e no vínculo e respeito com a pessoa cuidada. E os valores de atitude pela emersão de vontade e pela busca de tomada de decisão responsável perante as situações difíceis, ao refletir nas consequências do erro. Tornar-se responsável pelo cuidado, nas vivências dos estudantes de enfermagem, é um processo permanente, que possibilita a transformação e a autotransformação, bem como o desenvolvimento de competências para o exercício profissional. Para a educação em enfermagem, esse olhar para o modo singular de ser estudante, considerando sua intersubjetividade quanto à responsabilidade, é subsídio para reflexões e intervenções pedagógicas bem sucedidas, na perspectiva de capacitação para a assunção plena de decisões, com norte na ética profissional e no sentido da vida
Nursing students, in caring scenarios, experience concrete situations that might let marks for the whole life. Feelings and restlessness might emerge from these experiences, just as the sense of becoming responsible for the caring. This study aimed to comprehend the sense of becoming responsible for the care in the experiences of nursing students. The phenomenological approach was fundamental for description, reduction and comprehension of the testimonies of fifteen nursing students, duly informed about the research, enrolled in graduation course at a public university in the city of Salvador, Bahia. The phenomenological interview happened between october and december of 2015, after approval of the project by Legal Opinion No. 965.120 of the Research Ethics Committee. The understanding of the statements followed the trajectory of the ideographic and nomothetic analysis, besides the theoretical-philosophical referential of the Existential Analysis of Viktor Frankl. Thus, empirical categories emerged: Experiences of learning to become responsible for care; Experiences of values in the process of becoming responsible for care; Experiences of considerations about the alternatives and consequences of becoming responsible for care; and Experiences of feelings and attitudes in taking responsibility. After the analysis, it was understood that the experiences of nursing students in the sense of becoming responsible for care are gradual, mattering along professional training in dealing with human life and assimilating theoretical-practical contents. Such experiences lead to noodynamics, to tension by fear, awe and escape from responsibility, resulting in feelings of anxiety and insecurity. The student, guided by sense based in values, being spiritual person, comes to the attitude of decision by the responsible act with feelings of excitement, motivation and tranquility. The meeting of sense of each student is unique, and the situation is concrete, because it’s full of possibilities. The values of creation were revealed in the theoretical and practical activities of care, in participation in research, at description of model-nurses, in the activity of health educator and by the goal of graduating in nursing. The values of experiencing emerged in the dedication to study, in otherness, in dialogue and in the bond and respect with the cared person. And the values of attitude by the emergence of will and the search for decisionmaking responsible facing difficult situations, by reflecting on the consequences of the error. Becoming responsible for the care, in the experiences of nursing students, is a permanent process, that enables transformation and self-transformation, as well as the development of competencies for professional practice. For nursing education, this view for the singular way of being a student, considering its intersubjectivity regarding responsibility, is a basis for successful reflections and pedagogical interventions, in the perspective of training for full assumption of decisions, guided by professional ethics and sense of life.
Palavras-chave: Estudante de enfermagem
educação
responsabilidade
sentido
cuidado
CNPq: Enfermagem
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23597
Data do documento: 18-Jul-2017
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