Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23585
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Flora Bacteriana em peritonites de pacientes em diálise peritoneal do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos.
Autor(es): Santos, Naiara Rodrigues dos
Autor(es): Santos, Naiara Rodrigues dos
Abstract: A diálise peritoneal é um dos tratamentos mais usados em pacientes com falência renal, sendo a peritonite sua principal complicação, podendo gerar falha da terapêutica, aumento o número de internações e perda do cateter de diálise. Inicialmente o tratamento da peritonite é empírico, visando início precoce, mas requer a cultura do dialisato para sucesso terapêutico, uma vez que o tipo de micro-organismo causador da infecção pode variar em cada centro de diálise. Objetivos: Determinar os principais micro-organismos causadores de peritonite no pacientes em diálise peritoneal do C-HUPES, assim como avaliar a prevalência e comparar com outros estudos. Métodos: Foi realizada busca dos dados laboratoriais obtidos através de culturas dos pacientes em programa de diálise peritoneal diagnosticados com peritonite entre os anos de 2006 e 2015 no C- HUPES. Aspectos éticos: O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, sob o parecer número 1.072.950. Resultados: A idade média dos pacientes foi de 51,76 + 18,36 anos, 58,14% do sexo feminino e 41,85% do masculino. A mediana do tempo de ocorrência do quadro infeccioso, após início do tratamento de diálise peritoneal foi de 482 dias. Os principais sintomas foram turvação do líquido de diálise e dor abdominal. 40,27% apresentaram mais de um episódio de peritonite, com uma média de 2,82+1,35 infecções por paciente. Ao exame microbiológico foram identificados 52 micro- organismos, 51,2% deles gram positivos, 42,4% gram negativos e 6,4% fungos. 55,17% dos pacientes apresentaram recorrência do micro-organismo causador do quadro infeccioso, com uma média de 2,17+0,54 repetições. Conclusão: As bactérias gram positivas foram as mais frequentes, semelhantemente ao relatado em outros estudos.
Palavras-chave: Diálise Peritoneal
Peritonite
Flora Bacteriana
País: brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23585
Data do documento: 18-Jul-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Naiara Rodrigues dos Santos.pdf884,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.