Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Gilberto Tadeu Reis da-
dc.contributor.authorVieira, Silvana Lima-
dc.creatorVieira, Silvana Lima-
dc.date.accessioned2017-07-18T13:51:30Z-
dc.date.available2017-07-18T13:51:30Z-
dc.date.issued2017-07-18-
dc.date.submitted2016-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23584-
dc.description.abstractO estudo enfocou o movimento ensino-aprendizagem no curso de habilitação profissional de técnico em enfermagem para educando(a)s em contexto de vulnerabilidade social. Teve como objetivo: analisar como se constituiu o movimento ensino-aprendizagem no curso de habilitação profissional de técnico em enfermagem para educando(a)s em contexto de vulnerabilidade social e objetivos específicos caracterizar os elementos da situação educativa; apreender o agir - aprendente do(a) educando(a) e agir educativo das educadoras; descrever o agir - aprendente do(a) educando(a) e o agir educativo das educadoras. Tratou-se Se de uma pesquisa de cunho exploratório e documental, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico-filosófico utilizado foi Paulo Freire. O cenário da pesquisa foi a Escola de Formação Técnica em Saúde - Professor Jorge Novis, na qual ocorreu a coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadasàs educadoras e educando(a)s, a análise documental e a observação, no período entre dezembro de 2014 e setembro de 2015. As entrevistas das cinco educadoras e doze educando(a)s ocorreram por meio de um roteiro; as mesmas foram gravadas e submetidas à análise de conteúdo temática de Bardin. Da análise das falas, constituímos três categorias de análise e respectiva subcategoria: Esperança; Diretividade: Conteúdo Programático, Estratégias Pedagógicas e Avaliação da Aprendizagem; Processo de Conscientização. A partir da análise das entrevistas, da observação e análise documental, consideramos que o movimento ensino-aprendizagem no curso de habilitação profissional de técnico em enfermagem para educando(a)s em contexto de vulnerabilidade social se constituiu de forma processual e dinâmica, mediatizado pela diretividade do agir-educativo das educadoras, a partir da esperança de reconhecimento e de projeto de vida e processo de conscientização do(a)s educando(a)s. Alguns aspectos da vulnerabilidade social do(a)s educando(a)s foram considerados no movimento do curso, evidenciando a necessidade de adequações do curso às características sociais, econômicas e de vida do(a)s educando(a)s. Consideramos que o movimento ensino-aprendizagem nesse curso conduziu educadoras e educandos em direção ao Ser-Mais em à um sonho possívelpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.titleMovimento ensino-aprendizagem no curso técnico de enfermagem: educando(a)s em contexto de vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Rosana Maria de Oliveira-
dc.contributor.refereesSilva, Gilberto Tadeu Reis da-
dc.contributor.refereesCaputo, María Constantina-
dc.contributor.refereesPinto, Isabela Cardoso de Matos-
dc.contributor.refereesBackes, Vânia Marli Schubert-
dc.contributor.refereesRosa, Darci de Oliveira Santa-
dc.contributor.refereesCordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira-
dc.publisher.departamentEscola de Enfermagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_-_silvana_lima_vieira.pdfTESE2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.