Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23581
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Associações do escore de desnutrição -inflamação com mortalidade e qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes em hemodiálise de manutenção: estudo PROHEMO
Autor(es): Peixoto, Raissa Borges
Autor(es): Peixoto, Raissa Borges
Abstract: Inflamação e depleção proteico-energética (DEP) apresentam elevada taxa de prevalência e forte associação com mortalidade e má qualidade de vida em pacientes com doença renal crônica (DRC) em hemodiálise de manutenção (HDM). Objetivo: Investigar se o estado de inflamação e DEP, determinado pelo Escore de Desnutrição Inflamação (MIS) está associado com mortalidade e qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS), e se os resultados são similares em homens e mulheres. Métodos: Estudo prospectivo de coorte, “Estudo Prospectivo do Prognóstico de Pacientes em Hemodi lise de Manuten ão” (PROHEMO) em desenvolvimento em clínicas de diálise de Salvador, incluindo 627 pacientes. Variável preditora: MIS (limites 0 a 30; maior valor indica pior estado nutricional), comparando ≥6 e <6; Desfecho: Mortalidade e QVRS; Variável avaliada como modificadora de efeito: Sexo; Covariáveis: Sociodemográficas, meses em diálise, dose de hemodiálise, variáveis laboratoriais e comorbidades. Resultados: Os pacientes com MIS≥6 eram mais velhos e apresentavam menores níveis de hemoglobina, creatinina e albumina, e menor Índice de Massa Corpórea. Pacientes com menor pontuação no MIS apresentaram melhores pontuações no sumário do componente físico do QVRS. A mortalidade foi maior em pacientes com MIS ≥ 6 (HR=1,51; IC 95% 1,1 – 2,0). Não houve modificação de efeito nas associações pela variável sexo. Conclusões: Os resultados indicam que a determinação do MIS ajuda a identificar aqueles pacientes com pior estado nutricional e pior QVRS, com consequente menor probabilidade de sobrevida no curso do tratamento.
Palavras-chave: Escore de Desnutrição Inflamação
Hemodiálise
Insuficiência renal crônica
Mortalidade
Qualidade de vida
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23581
Data do documento: 18-Jul-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raissa Borges Peixoto.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.