Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.authorOliveira, Albano Souza-
dc.creatorOliveira, Albano Souza-
dc.date.accessioned2017-07-12T20:37:27Z-
dc.date.available2017-07-12T20:37:27Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.date.submitted2012-12-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23556-
dc.description.abstractEsta tese apresenta como a visualização de informação pode ser empregada na concepção de novos tipos de leitura para livros e artigos em bibliotecas digitais pessoais e, desta forma, através de transformações em nossas práticas de leitura, vir a ser uma poderosa forma de descoberta e construção do conhecimento. Utilizando uma abordagem pessoal e pouco convencional, construiu-se a metodologia a partir do projeto original que foi ressignificado ao longo da pesquisa, considerando-se que é um desafio para parte das pessoas, especificamente estudantes, professores e cientistas, ler uma quantidade insondável de livros e artigos para uma formação alargada. O modelo proposto é um Sistema de Visualização da Biblioteca, que possibilita a análise de livros [pessoais] que podem ser exibidos interativamente na forma de gráficos de duas ou três dimensões, onde os leitores podem ter múltiplos pontos de vista sobre seus livros na biblioteca, de forma a aguçar a percepção humana em busca de padrões, consonâncias, dissonâncias, exclusões, convergências e dispersões do conhecimento disponível. O Sistema de Visualização da Biblioteca proposto é original por ser produto de um conjunto de ferramentas que possibilita os leitores imergir nas informações do seu interesse específico, uma solução criativa para o problema de como ler livros digitais e até bibliotecas digitais pessoais completas, de forma não sequencial e abstrata, aproveitando das características cognitivas humanas. A conclusão a que se chegou é a de que aceitar a visualização de informações como um novo paradigma de leitura é fundamental para que possamos intencionalmente transformar a leitura, como conhecemos, essa prática secular, e, desta forma, saltar o atual estágio de utilização de computadores como máquinas de escrever e de leitura de incunábulos digitais.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents how the information visualization can be used in the conception of new types of books and articles reading in personal digital libraries and thus to become a powerful way of knowledge discovery and construction, by the transformation in our reading practices. Using a personal and little conventional approach, the methodology was built from the original project that was re-signified during the research, considering that it is a challenge for part of people, specifically students, professors and scientists, to read an abysmal amount of books and articles for a widened formation. The proposed model, a System of Visualization of Library, makes possible to analysis personal books that can be shown interactively by graphs in two or three dimensions where reader people can have multiple points of view on their books in library, as a way to sharpen human perception in searching standards, concordances, dissonances, exclusions, convergences and dispersions of available knowledge. The proposed System of Visualization of Library is original when it is the product of a set of tools that makes possible the readers to immerge into the information of their specific interest. It is a creative solution for the problem of how to read digital books and until complete personal digital libraries in an abstract and not sequential way using to advantage of human cognitive characteristics. The conclusion is that to accept the visualization of information as a new reading paradigm is basic to let us intentionally transform the reading act as we know, this secular practice, and thus to jump the current stage of computers use as typewriters and digital incunabula reading.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros e leiturapt_BR
dc.subjectBibliotecas particularespt_BR
dc.subjectBibliotecas digitaispt_BR
dc.subjectConstrução do Conhecimentopt_BR
dc.subjectPráticas de Leiturapt_BR
dc.subjectVisualização de Informaçãopt_BR
dc.titleUma leitura outra: visualização de livros e de bibliotecas pessoaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMatta, Alfredo Eurico Rodrigues-
dc.contributor.refereesOddone, Nanci Elizabeth-
dc.contributor.refereesLubisco, Nídia Maria Lienert-
dc.contributor.refereesPonczek, Roberto Leon-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei-
dc.contributor.refereesBurnham, Teresinha Fróes-
dc.publisher.departamentUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.publisher.departamentLABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICApt_BR
dc.publisher.departamentUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
dc.publisher.departamentUNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANApt_BR
dc.publisher.departamentINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIApt_BR
dc.publisher.departamentFIEB-SENAI-CIMATECpt_BR
dc.publisher.programDoutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDCpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsLNCC/MCTIpt_BR
dc.publisher.initialsUNEBpt_BR
dc.publisher.initialsUEFSpt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.publisher.initialsFIEB-SENAI-CIMATECpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (ICI)
Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE ALBANO Souza Oliveira - DMMDC UFBA 2012.pdf14,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.